Três brasileiros foram agraciados com o Nature Awards for Mentoring in Science, que reconhece os esforços de destacados cientistas na orientação das novas gerações de profissionais. A cada ano a premiação foca numa região ou país diferente, e em 2021 foi a vez do Brasil. Os candidatos são divididos em categorias para pesquisadores seniores e pesquisadores em meio de carreira.

https://media.nature.com/full/nature-cms/uploads/ckeditor/pictures/19746/content_Carlos_F._M._Menck.png
Carlos Menck

O prêmio por desempenho em mentoria durante a vida inteira foi para Carlos Menck, professor da Universidade de São Paulo e membro titular da ABC. O prêmio pelo desempenho em meio de carreira foi concedido conjuntamente a Alessandra D’Almeida Filardy, imunologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Waldiceu Verri, Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina.

Sobre a premiação, o Acadêmico Carlos Menck comentou: “Estou muito feliz por ser reconhecido como orientador pelo Nature Awards e por ter sido indicado pela comunidade da qual valorizo fazer parte. Para mim, ser um orientador eficaz significa criar confiança recíproca entre mim e meus alunos. A maioria dos meus alunos são agora meus amigos para a vida. Essa é a conquista mais essencial que eu poderia obter orientando”.

Menck orientou 13 mestrados, 37 teses de doutorado e 22 bolsistas de pós-doutorado. Ao indicá-lo, seus alunos elogiaram seu “enorme esforço em fomentar a ciência no Brasil” e seu trabalho em “trazer alunos de instituições menores e carentes para seu laboratório”.

Refletindo a qualidade dos indicados ao prêmio senior, uma menção especial foi dada a Paulo Nussenzveig, físico da Universidade de São Paulo, que orientou 11 alunos de doutorado. Ele foi elogiado por estimular seus alunos a serem cientificamente rigorosos e sempre questionarem seus resultados.

https://media.nature.com/full/nature-cms/uploads/ckeditor/pictures/19749/content_Alessandra.jpg
Alessandra D’Almeida Filardy

Os premiados por mentoria em meio de carreira Alessandra D’Almeida Filardy e Waldiceu Verri trabalham, respectivamente, como professor e cientista da Universidade Federal do Rio de Janeiro e como Pesquisador Principal do Laboratório de Imunologia Celular e Diretor do Biotério da Universidade Estadual de Londrina.

Filardy orienta estudantes em dois prestigiosos programas de pós-graduação (Microbiologia e Imunologia e Inflamação) e foi elogiada por seu estilo de orientação pessoal e por reconhecer que o sucesso pode ter muitas faces. Os orientandos notaram que ela não era simplesmente uma chefe, mas “o esqueleto da equipe”, fornecendo-lhes a “estrutura e força” necessárias para continuar na pesquisa.

https://media.nature.com/full/nature-cms/uploads/ckeditor/pictures/19748/content_Apericido.jpg
Waldiceu Verri

Verri orientou 27 alunos de mestrado, 18 alunos de doutorado e 14 alunos de pós-doutorado e co-orientou seis alunos de mestrado e quatro alunos de doutorado. Aqueles que o nomearam para o prêmio destacaram seu compromisso com a promoção da diversidade e seus esforços para apoiar pais e mulheres na ciência, com foco nos desafios e barreiras profissionais que enfrentam.

A editora-chefe da Nature e presidente do júri, Magdalena Skipper, disse: “A orientação de jovens pesquisadores talvez seja a atividade menos comentada de um laboratório, mas está entre as mais importantes. Os orientadores desempenham um papel fundamental para ajudar a forjar o futuro da ciência por meio do apoio a seus orientandos e estamos muito satisfeitos que o Nature Awards for Mentoring in Science possa destacar o valor de seu tempo e compromisso”.