Brasil, 10 de novembro de 2021.

Carta aberta dos Coordenadores de Área da CAPES

Em momento crítico para a Educação Superior brasileira, em que a Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-Graduação pela CAPES encontra-se paralisada por decisão judicial liminar, nós, os coordenadores abaixo subscritos, vimos manifestar-nos a respeito da reunião técnica realizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, com representantes de entidades da sociedade civil e a presidenta da CAPES, realizada em 9 de novembro de 2021 na sede da CAPES.

Em outras ocasiões, procuramos salientar a importância de se defender o mérito acadêmico da Avaliação Quadrienal. Nossa posição, que aqui reiteramos, é que devemos buscar todos os meios para que a Avaliação do período 2017- 2020 seja concluída nos moldes em que vinha sendo realizada. É com satisfação que notamos que os diversos deputados, associações e sociedades científicas representadas na reunião estão de pleno acordo com estas posições.

Estes mesmos participantes da reunião defenderam que a conclusão da Avaliação de 2017-2020 deve ter precedência sobre a Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN) já prevista pela CAPES. Os signatários desta carta concordam que é do interesse geral que a APCN só ocorra depois de concluída a Avaliação Quadrienal. Com efeito, as eventuais modificações de notas dos programas decorrentes da Avaliação 2017- 2020 têm efeito direto sobre a apreciação das propostas. Além disso, a própria Avaliação fornece parâmetros importantes para esta mesma apreciação.

Constatamos uma completa convergência de princípios e posições entre os signatários desta carta e os participantes da reunião, que incluíram representantes de algumas das mais importantes associações e organizações brasileiras com atuação nas áreas acadêmica e científica. No entanto, em audiência pública anterior na Câmara dos Deputados, não houve uma manifestação coincidente a este respeito da própria CAPES. De fato, o e-mail enviado pela presidência da CAPES aos coordenadores de área descreve em detalhes parte da reunião – a importantíssima discussão sobre bolsas de Iniciação à Docência –, mas não dá maiores informações sobre o tema da Avaliação Quadrienal.

Em carta anterior, exortamos a presidência da CAPES a se somar às importantes vozes da sociedade brasileira que vêm defendendo a importância da continuidade da Avaliação Quadrienal 2017- 2020. Reiteramos esta posição, acrescentando nossa firme crença de que a chamada de APCN, por mais urgente que seja, depende da conclusão da Quadrienal para sua correta realização. Causa-nos preocupação o fato de que a avaliação continua paralisada e pode não haver coincidência entre mandatos de coordenadores e o final da Avaliação. Este quadro se agrava se observamos que uma eventual retomada da Quadrienal poderia coincidir com o período de apreciação da APCN, o que inviabilizaria o trabalho da competentíssima equipe da Diretoria de Avaliação da CAPES.

Agradecemos à presidência da CAPES por acolher esta nossa nova manifestação. Há quatro anos trabalhamos para que a Avaliação Quadrienal 2017-2020 seja realizada de acordo com os melhores critérios. Esta carta representa antes de tudo nosso comprometimento com o trabalho que nos foi confiado pela CAPES e pela comunidade acadêmico-científica do Brasil.

Atenciosamente,

Os coordenadores de área abaixo subscritos:

 

Nome

Instituição

Área de avaliação

Posição

Fernando Lázaro Freire Júnior

PUC-Rio

Astronomia/ Física

Coordenador

Rubem Luis Sommer

CBPF

Astronomia/Física

Coord. Profissionais

Alberto Vazquez Saa

Unicamp

Astronomia/Física

Adj. Acadêmicos

Isabela Galarda Varassin

UFPR

Biodiversidade

Adj. Acadêmicos

Adriana Silva Hemerly

UFRJ

Biotecnologia

Coordenador

Marcelo Maraschin

UFSC

Biotecnologia

Coord. Profissionais

Tiago Veiras Collares

UFPel

Biotecnologia

Adj. Acadêmicos

Paulo Roberto Freire Cunha

UFPE

Ciência da Computação

Coordenador

Avelino Francisco Zorzo

PUCRS

Ciência da Computação

Coord. Profissionais

José Carlos Maldonado

USP

Ciência da Computação

Adj. Acadêmicos

Fábio Lopes Olivares

UENF

Ciências Agrárias

Adj. Acadêmicos

Jarcilene Silva de Almeida

UFPE

Ciências Ambientais

Coordenador

Liliana Pena Naval

UFT

Ciências Ambientais

Coord. Profissionais

Jairo Lizandro Schmitt

Feevale

Ciências Ambientais

Adj. Acadêmicos

Carlos Frederico Martins Menck

USP

Ciências Biológicas I

Coordenador

Valdir de Queiroz Balbino

UFPE

Ciências Biológicas I

Coord. Profissionais

Debora Foguel

UFRJ

Ciências Biológicas II

Adj. Acadêmicos

José Roberto Mineo

UFU

Ciências Biológicas III

Coordenador

Cristina Maria G.d e Lima Parada

Unesp

Enfermagem

Coordenador

Lucia Yasuko Izumi Nichiata

USP

Enfermagem

Coord. Profissionais

Luciane Prado Kantorski

UFPEL

Enfermagem

Adj. Acadêmicos

Rômulo Dante Orrico Filho

UFRJ

Engenharias I

Coordenador

Ricardo André Fiorotti Peixoto

UFOP

Engenharias I

Coord. Profissionais

Vladimir Caramori B. de Souza

UFAL

Engenharias I

Adj. Acadêmicos

Reinaldo Giudici

USP

Engenharias II

Coordenador

Diana Cristina Silva de Azevedo

UFC

Engenharias II

Coord. Profissionais

Luiz Pessan

UFSCar

Engenharias II

Adj. Acadêmicos

Edgar Nobuo Mamiya

UnB

Engenharias III

Coordenador

Osmar Possamai

UFSC

Engenharias III

Coord. Profissionais

Ana Paula Cabral Seixas Costa

UFPE

Engenharias III

Adj. Acadêmicos

Hypolito José Kalinowski

UFF

Engenharias IV

Coordenador

Charles Casimiro Cavalcante

UFC

Engenharias IV

Coord. Profissionais

Lúcia Valéria Ramos de Arruda

UTFPR

Engenharias IV

Adj. Acadêmicos

Marcelo de Carvalho Borba

UNESP

Ensino

Coordenador

Ivanise Maria Rizzatti

Reamec/UFMT

Ensino

Coord. Profissionais

Maurivan Ramos

PUC-RS

Ensino

Adj. Acadêmicos

Tercio Ambrizzi

USP

Geociências

Coordenador

Edson Aparecido Mitishita

UFPR

Geociências

Coord. Profissionais

Valderez Pinto Ferreira

UFPE

Geociências

Adj. Acadêmicos

Adelaide Faljoni-Alario

UFABC

Interdisciplinar

Coordenador

Eduardo Winter

INPI

Interdisciplinar

Coord. Profissionais

Isabella Fernandes Delgado

Fiocruz

Interdisciplinar

Adj. Acadêmicos

Gregorio Pacelli Feitosa Bessa

UFC

Matemática/ Prob. Estat.

Coordenador

Sandra Augusta Santos

Unicamp

Matemática/ Prob. Estat.

Coord. Profissionais

Roberto Imbuzeiro Oliveira

IMPA

Matemática/ Prob. Estat.

Adj. Acadêmicos

Antonio Eduardo Martinelli

UFRN

Materiais

Coordenador

Patrice Monteiro de Aquim

Feevale

Materiais

Coord. Profissionais

Edvani Curti Muniz

UEM/UTFPR/UFPI

Materiais

Adj. Acadêmicos

Carlos Antonio Caramori

Unesp

Medicina II

Coord. Profissionais

Adriano Lisboa Monteiro

UFRGS

Química

Coordenador

Paulo Anselmo Ziani Suarez

UnB

Química

Coord. Profissionais

Simoni M. Plentz Meneghetti

UFAL

Química

Adj. Acadêmicos

Leny Trad

UFBA

Saúde Coletiva

Adj. Acadêmicos

Claudia Leite de Moraes

IMS/UERJ

Saúde Coletiva

Coord. Profissionais