Confira a íntegra do texto da Acadêmica Vanderlan Bolzani para o Jornal da Ciência, em homenagem ao dia dos professores.

 

É impossível não perceber que, neste ano de 2021, o Dia do Professor ocorre em um dos momentos mais conturbados da história do país. No mundo assolado pela covid-19, o país carrega a infeliz marca de quase 603 mil mortos e contabiliza a triste segunda posição mundial de vidas ceifadas, ficando atrás dos Estados Unidos que, com 721.663 mil mortes, é o líder mundial desta estatística da qual nenhuma nação se orgulha.

Dois sentimentos neste dia de homenagem aos professores tomam conta de minha razão e coração: O primeiro decorre de uma angústia causada pelo recolhimento social. Como humanos, somos naturalmente seres sociais e com a maioria de nossas atividades sendo realizadas pelo universo virtual nada usual por mais que possamos nos adaptar.; o segundo vem contexto da vida republicana que tanto presamos. Para onde quer que se olhe — no trabalho, nos bares, nos salões de cabeleireiro, nos grupos de discussão das redes sociais, nas famílias, na mídia internacional, nos e-mails recebidos de colegas e amigos locais e do exterior — conflito irrompe com tal intensidade e, às vezes, violência, que nos perguntamos, espantados, com tanto desenvolvimento alcançado, como foi que chegamos a esse ponto?

Seguramente nos próximos 10 anos, sintonizados com os ODS 2030, a espécie humana estará mais unida em busca da melhoria de vida no planeta para as próximas gerações e o professor é a profissão que está na base de formação dos especialistas, cientistas políticos, sociólogos, psicólogos sociais, que vão dissecar este momento e formular explicações para reestruturar um mundo mais humano. Mas hoje, mesmo quando a praxe é louvar a categoria Professor que comemora seu dia, é impossível não constatar que falhamos na missão de construir valores básicos comuns a toda sociedade. Valores que estejam presentes na família e na escola, os dois espaços primordiais da educação. Entre eles o valor do respeito ao ser humano e especialmente ao Professor que está presente em nossa infância ensinado a escrever e ler as primeiras palavrar ou nas universidades guiando o que queremos ser como profissional. O respeito às diferenças de gênero e à diversidade étnica e social.

Neste momento, se há um modo positivo de registrar a data é lembrar o óbvio, isto é, que os professores têm papel fundamental no aprendizado essencial à formação intelectual e profissional, mas, também na formação de uma mentalidade democrática e diversa essencial a uma nação soberana. É pela prática, pelo exemplo e pelo conteúdo gerado nas salas de aula que crianças e jovens podem aprender que algo é maior, tem mais valor do que as preferências pessoais, os modismos ou as ambições de ascensão no mundo social.

Democracia se aprende na escola também. Talvez possamos tomar este Dia do Professor como um ponto de referência para os próximos anos, para essa grande tarefa que é construir a democracia brasileira.  FELIZ DIA DOS PROFESSORES.