Painel Científico para a Amazônia, iniciativa que reúne mais de 200 pesquisadores da região e visa a elaboração de um relatório integrado sobre a situação do bioma, realizará às 13:30 desta quarta-feira (14/07) uma apresentação online com uma primeira avaliação de suas observações.  

O evento também faz parte do Fórum Político de Alto Nível (HLPF, da sigla em inglês) e contará com falas da professora Mercedes Bustamante, membro eleito da Academia Brasileira de Ciências. A ABC é parceira do Painel, do qual participam diversos outros acadêmicos afiliados. 

A Amazônia em perigo 

Nas últimas décadas os níveis de degradação da floresta vêm crescendo, sobretudo devido a expansão de fronteiras agropecuárias e da mineração. Esse processo sofreu uma significativa aceleração nos últimos dois anos, estima-se que 17% da área sofra atualmente com o desmatamento, o que leva à perda de biodiversidade e alteração de ciclos hídricos, podendo inclusive contribuir para a grave seca que atinge as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Cientistas apontam há alguns anos que o bioma se aproxima de um ponto irreversível de colapso. 

A Amazônia abriga mais de 35 milhões de pessoas, incluindo mais de um milhão de indígenas, pertencentes a várias etnias com suas próprias identidades culturais, práticas e línguas. Por volta de 70% das áreas de preservação e reservas indígenas se encontram ameaçadas. 

Em resposta a essa crise foi lançado o Painel Científico para a Amazônia, cujo objetivo final é uma análise completa para toda a região, de forma a orientar ações que visem a preservação à longo prazo dessa imensa riqueza natural. 

Nesta primeira divulgação, o Painel apresentará um rascunho do documento que está sendo desenvolvido para apreciação pública. O evento será focado na discussão entre cientistas e implementadores de políticas públicas e terá participação do Banco Mundial e da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN, da sigla em inglês), órgão da ONU. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. 

 

 

Evento: Apresentação de primeiras descobertas do Painel Científico para a Amazônia 

Data: 4ª feira, 14/07/2021 

Hora: 13:30h – 15:00 (GMT-3)  

Inscrições: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_fPiumiSzR_aaVazjmTwaYQ