No dia 30/6, quarta-feira, a Academia Nacional de Medicina completará 192 anos e comemorará com lançamentos de vídeos, prêmios, concurso e obra literária. A programação será coordenada pelo presidente da ANM e membro titular da ABC, professor Rubens Belfort Jr. Luiz Davidovich, presidente da ABC, também participará do evento.
 
Durante o evento, ocorrerá uma série de lançamentos, incluindo o vídeo que faz parte do projeto “Memória virtual”, reunindo diversas entrevistas de imortais da medicina. O projeto traz histórias pessoais e aprendizados ao longo das carreiras de alguns dos 100 mais renomados médicos nacionais até relatos de fatos marcantes da saúde em nosso país. O Acadêmico Marcello Barcinski deu seu depoimento para o projeto, afirmando que a medicina e a pesquisa são ao mesmo tempo  profissão e hobby. 
 
Haverá também uma visita guiada ao Centro de Memória Médica da Academia Nacional de Medicina, composto por obras raras, teses, periódicos, documentos iconográficos e audiovisuais que registram as atividades da instituição, considerada a mais antiga nas áreas da saúde e da cultura brasileira. 
 
O evento será marcado pela entrega dos prêmios Acadêmicos de 2021, que recebeu 52 inscrições aos cinco prêmios – um recorde –, além de o anúncio dos prêmios Acadêmicos para 2022 e do concurso de Crônicas Médicas. O lançamento do livro dos patronos da Academia Nacional de Medicina também ocorrerá durante a cerimônia, que tem início previsto para às 18h.
 
Acompanhe a transmissão ao vivo a partir das 18h pelo Facebook (acadnacmed) ou pelo Zoom (anmbr).