O Professor Luiz Davidovich, presidente da ABC, enviou um ofício ao Professor Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC). Ildeu deixará o cargo no dia 23 de julho, após quatro anos de liderança. A nova gestão, presidida por Renato Janine Ribeiro, contará com a socióloga Fernanda Sobral e o membro titular da ABC Paulo Artaxo como vices.

Confira a carta na íntegra:

Rio de Janeiro, 24 de junho de 2021
PR-50/2021
Ao Ilmo. Senhor
Prof. Ildeu de Castro Moreira
Presidente
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Caro amigo,

Em nome da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e em meu nome, gostaria de parabenizar sua excelente gestão frente à Presidência da SBPC nos últimos 4 (quatro) anos.

A SBPC, historicamente e principalmente nos intrincados dias atuais, tem tido um papel de maior importância. Sua atuação liderando essa instituição foi decisiva e irretocável. Fiquei muito feliz por tê-lo lado a lado nas várias batalhas que enfrentamos.

Ao Prof. Renato Janine, recém-eleito Presidente da SBPC, desejo votos de sucesso durante o seu mandato e que ele consiga, junto com a nova Diretoria, ajudar a conduzir a sociedade brasileira para um futuro no qual a educação de qualidade seja acessível a todos, a atividade científica seja mais valorizada e o resultado das pesquisas alcance de forma igualitária toda a população, dentro de um ambiente de democracia e de justiça social.

Posso garantir ao Prof. Janine que caminharemos juntos, ABC e SBPC, na luta por esses objetivos.

Cordialmente,

Luiz Davidovich
Presidente
Academia Brasileira de Ciências