O professor da Universidade de São Paulo (USP) e ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro foi eleito o novo presidente da Sociedade Brasileiro para Progresso da Ciência no dia 22 de junho. O filósofo recebeu 1.205 votos (63% do total) na eleição que contou com o maior índice de adesão de sócios da entidade dos últimos 10 anos. Ele ocupará o cargo pelos próximos dois anos. 

As duas vagas de vice-presidência da maior entidade da ciência brasileira serão ocupadas pela socióloga Fernanda Sobral, professora aposentada da Universidade de Brasília (UnB), e pelo físico Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP. Artaxo é membro titular da ABC e também vice-presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp).

Em entrevista para o Jornal da USP, o físico analisa: “A SBPC é uma instituição absolutamente chave nesse momento crítico que estamos vivendo, de destruição de diversas estruturas que foram concebidas ao longo de décadas — estruturas científicas, acadêmicas, jurídicas, sociais e políticas. É um grau de destruição sem precedentes na história do Brasil.” Mesmo na ditadura, segundo ele, os militares preservaram as universidades, as agências de fomento e os institutos de pesquisa, “porque sabiam que a Ciência e a Tecnologia são essenciais para o desenvolvimento econômico do País”.

Nos últimos anos, a SBPC liderou diversas iniciativas públicas de protesto contra os cortes de verbas e bolsas para pesquisa no país e ampliou sua atuação junto aos três poderes da República, em colaboração com a ABC e outras entidades do setor. Um dos principais projetos foi a criação da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ictp.br), que pressionou fortemente, por exemplo, com sucesso, pelo descontingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), no fim de 2020. Também uniu forças com entidades religiosas, do direito e da imprensa nacional para formar um Pacto pela Vida e criar o Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade. 

 

Fonte: Jornal da USP