A pandemia da COVID-19 é considerada a maior calamidade da saúde global no século. Ela tem impactado diferentes setores de negócio no mundo e a área de desenvolvimento de software não é uma exceção.

No artigo “A Deep Dive into the Impact of COVID-19 on Software Development“, os autores investigaram o impacto da COVID-19 em projetos e profissionais de desenvolvimento de software. Foram analisados 100 projetos utilizando a linguagem Java, com dez diferentes métricas de software. Em seguida, os pesquisadores conduziram uma pesquisa com 279 profissionais de desenvolvimento de software, de 32 países, para melhor entender o impacto da COVID-19 nas suas atividades. 

O estudo identificou observações relacionadas à produtividade, qualidade do código desenvolvido pelos profissionais e bem estar (insônia, nível de estresse, felicidade e nível de interrupção). Os resultados mostraram que o impacto da COVID-19 não é binário (ou reduz ou aumenta a produtividade, só tem duas opções), mas sim um espectro (um mesmo aspecto, por exemplo, numero de defeitos pode ter aumentado em alguns projetos e diminuído em outros) e, para muitas das observações, os respondentes têm diferentes opiniões. “Novos estudos devem ser conduzidos para entender melhor algumas condições que podem ocasionar a prevalência de determinados resultados”, informou o Acadêmico Eduardo Santana de Almeida, cujo grupo de pesquisa liderou o trabalho.

A publicação ocorreu na maior revista científica da área de engenharia de software do mundo, a IEEE Transactions on Software Engineering (TSE)”. Os autores são Paulo Anselmo da Mota Silveira Neto (UFRPE, Brasil), Umme Ayda Mannan (Oregon State University, EUA), Eduardo Santana de Almeida (UFBA, Brasil), Nachiappan Nagappan (Facebook, EUA), David Lo (Singapore Management University, Singapura), Pavneet Singh Kochhar (Microsoft, Canada), Cuiyun Gao (Harbin Institute of Technology, China) and Iftekhar Ahmed (University of California, Irvine, EUA).