No dia 1ª de junho, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizará o webinar “Panorama da ciência brasileira 2015-2020”. Durante o encontro, será divulgado o primeiro boletim do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI) do CGEE, com os resultados dos estudos realizados em 2020. O intuito do documento é divulgar dados e informações que visam auxiliar a construção de uma visão de futuro melhor para o país. A vice-presidente da ABC, Helena Nader, será uma das participantes.

O boletim “Panorama da ciência brasileira 2015-2020”, feito pela OCTI, destaca o mapeamento temático da pesquisa brasileira nos últimos cinco anos por meio da análise da produção indexada na Web of Science (WoS), uma reconhecida base de artigos escolhida por ser uma das mais tradicionais e consolidadas para a observação da ciência produzida no mundo. A partir desta abordagem, foram identificados os temas e objetos de pesquisa mais recorrentes no conjunto dessa produção, revelando a competência e o esforço científico em diversas áreas para tratar questões e desafios globais.

O documento também apresenta um levantamento a respeito da produção científica mundial sobre a Covid-19, indicando a intensidade e importância da mobilização de pesquisadores para o enfrentamento do vírus. O OCTI monitorou, em duas edições intermediárias, a evolução desse campo científico, identificando esforços em diferentes áreas. O relatório revela que o Brasil mostrou-se relevante no tema, expandindo sua produção para quase 1 mil artigos científicos.

Para participar, acesse a sala virtual no Zoom a partir das 10h30 no dia 1º de junho