Pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) descobriram recentemente uma das possíveis causas para a esquizofrenia e abriram perspectivas para o desenvolvimento de medicamentos mais eficientes. O pesquisador Daniel Martins-de-Souza, membro afiliado da ABC desde 2017, faz parte do grupo de cientistas da Unicamp. O estudo repercutiu no Jornal da EPTV 1ª Edição, exibida em 12/5, e contou com entrevista do afiliado. 

Segundo o estudo, pacientes diagnosticados com esquizofrenia apresentam problemas nos oligodendrócitos, células que produzem a bainha de mielina, uma camada protetora das células nervosas. Para tentar melhorar o funcionamento do cérebro, afetado pela esquizofrenia, pesquisadores testaram um composto da maconha, o canabidiol, que se mostrou promissor para a produção de um medicamento. De acordo com pesquisas, o consumo de maconha aumenta as chances de desenvolvimento de esquizofrenia, no entanto, o canabidiol isolado pode ter efeitos positivos contra a doença. 

Segundo o afiliado, os medicamentos antipsicóticos utilizados para o tratamento dos sintomas atuam de forma generalizada no cérebro, só atuam sobre parte dos sintomas e não funcionam para todos os pacientes. “O que a gente está tentando fazer aqui é buscar eventuais tratamentos que possam ser mais específicos para os diferentes tipos de células que têm no cérebro. O canabidiol tem sido apontado como um dos potenciais novos tratamentos para doenças psiquiátricas, como a esquizofrenia, justamente por atuar sobre essas células do cérebro, regulando a sua função”, afirmou Martins-de-Souza na entrevista. 

A pesquisa já foi publicada em três revistas científicas internacionais dos Estados Unidos e Europa. Com a conclusão dos testes em laboratório, os próximos passos são os testes em animais e posteriormente em humanos.

 

Gostaria de saber mais? Assista aqui à matéria na íntegra.