No dia 25 de março, o Acadêmico Jefferson Cardia Simões foi reeleito vice-presidente do Scientific Committee on Antarctic Research (SCAR) do Internacional Science Council (ICSU). Simões já ocupa o cargo desde 2016 e, com a reeleição, permanecerá no posto até 2024.

O Comitê Científico sobre Pesquisa Antártica (Scientific Committee On Antarctic Research, em inglês) é um órgão interdisciplinar do Conselho Internacional para Ciência (ISC). Foi criado em fevereiro de 1958 para continuar a coordenação internacional das atividades científicas antárticas que tinham começado durante o Ano Geofísico Internacional de 1957-58. O SCAR é encarregado de iniciar, desenvolver e coordenar a pesquisa científica na região antártica. 

Sobre o Acadêmico

Jefferson Simões fez graduação em geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também realizou sua especialização em geologia marinha. Concluiu seu doutorado em 1990 na Universidade de Cambridge, Inglaterra, e realizou dois pós-doutorados em ciências exatas e da Terra: um na Universidade do Maine, nos EUA, e outro no Laboratório de Glaciologia e Geofísica Ambiental (LGGE, na sigla em francês), na França. É o pioneiro da ciência glaciológica no Brasil. Toda sua carreira foi dedicada às regiões polares, tendo publicado 190 artigos, principalmente sobre processos criosféricos. Simões já participou de 25 expedições científicas às duas regiões polares.

Atualmente é professor titular de glaciologia e geografia polar da UFRGS, onde criou o Centro Polar e Climático, instituição que lidera no Brasil a pesquisa sobre a neve e o gelo. Simões é membro titular da ABC desde 2011 e é comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.