Agência FAPESP* – Os professores Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Ester Cerdeira Sabino, Esper Georges Kallás e [o Acadêmico] Paulo Hilário Nascimento Saldiva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e Raúl González Lima e Marcelo Knörich Zuffo, da Escola Politécnica (Poli- USP), foram homenageados com a medalha Armando de Salles Oliveira por contribuição ao enfrentamento da pandemia da COVID-19.

A condecoração foi criada em 2008 para homenagear pessoas, entidades e organizações que contribuem para a valorização institucional, cultural, social e acadêmica da USP e leva o nome do governador do Estado de São Paulo que assinou o decreto de criação da USP no ano de 1934.

“Desde o início da pandemia, há cerca de um ano, a USP se organizou para responder rapidamente às demandas sociais relacionadas ao enfrentamento da doença. Nesse período, mais de 200 grupos de pesquisa, em várias áreas do conhecimento, se reuniram para desenvolver ou readaptar seus estudos para entender o efeito da COVID-19 na sociedade. A homenagem a esses seis professores representa um tributo a todos os nossos alunos, docentes e servidores que têm atuado na linha de frente”, destacou o reitor da USP, Vahan Agopyan, em entrevista ao Jornal da USP.

As ações dos docentes e suas equipes incluem dedicação na linha de frente de atendimento e tratamento dos doentes, tratamento da infecção pelo SARS-CoV-2, o sequenciamento do genoma do novo coronavírus, desenvolvimento e disponibilização de ventilador pulmonar emergencial e desenvolvimento de novos métodos de autópsia que ajudam a entender a ação da COVID- 19 em diferentes órgãos.

A concessão da medalha aos professores foi aprovada pelo Conselho Universitário da USP, em reunião on-line realizada no dia 9 de março de 2021.

A matéria original está em https://agencia.fapesp.br/docentes-da-usp-recebem-medalha-armando-de-salles-oliveira-por-combate-a-covid-19/35462/