Membro titular da ABC, Manuela Carneiro da Cunha recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos Unicamp – Instituto Vladimir Herzog 2020 na modalidade Prêmio Honorário, por sua atuação interdisciplinar pela diversidade cultural, segurança alimentar e conservação ambiental, com destaque para a valorização do patrimônio cultural e saberes dos povos indígenas e a salvaguarda dos direitos das gerações futuras.

Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha é antropóloga, doutora em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduada em matemática pela Faculté des Sciences de Paris (1967). Fez pós-doutorado na Universidade de Cambridge. Foi professora doutora da Unicamp e professora titular da Universidade de São Paulo (USP), onde, após a aposentadoria, continua ativa.

O PRADH Unicamp-Instituto Vladimir Herzog teve sua primeira edição neste ano.  A premiação visa dar destaque para pesquisas em que a qualidade científica e a preocupação com a dignidade humana dialogam em favor do bem comum. Eram elegíveis pesquisas de graduação e de pós-graduação (mestrado/doutorado) realizadas por estudantes das Universidades Estaduais Paulistas (Unicamp, USP e Unesp) encerradas no ano de 2020 nas categorias: ciências exatas e tecnologia; ciências naturais, da saúde e meio ambiente; ciências sociais e educação; e ciências da comunicação e linguagem. Havia também a categoria Prêmio Honorário, oferecido à Profa. Manuela e à mais duas pesquisadoras de destaque: Ester Sabino e Jaqueline Goes de Jesus, da USP, pelo trabalho de sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, realizado em apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso da doença no Brasil.

O PRADH tem o objetivo de fortalecer o compromisso entre a sociedade e a universidade no que se refere à defesa, direta ou indireta, dos direitos humanos das gerações do presente e do futuro.

Saiba mais sobre a premiação no site da Unicamp.

A ABC parabeniza a Acadêmica pela conquista!