O Acadêmico Fernando Galembeck recebeu dois importantes prêmios, ainda em dezembro de 2020.

Durante o Encontro Nacional da Indústria Química (Enaiq), realizado pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), em 4/12, Galembeck recebeu o Prêmio Kurt Politzer de Inovação para Startups da Abiquim. A Galembetch Consultores e Tecnologia Ltda. foi premiada pelo projeto “Uma  plataforma de desenvolvimento de nanomateriais de fontes renováveis”.

O prêmio foi lançado em dezembro de 2001, com o objetivo estimular a pesquisa e a inovação na área química no país, reconhecendo projetos de inovação tecnológica na área química que demonstrem a inventividade e a criatividade de empresas e pesquisadores. Além de divulgar as metodologias empregadas e capacitações existentes, o prêmio também estimula novos núcleos de inovação na indústria química. Ao longo dos anos, cerca de 30 empresas e 20 pesquisadores já foram premiados.

A premiação recebeu o nome de Kurt Politzer em 2011, uma homenagem mais do que merecida a esse doutor e professor de química que colaborou por cerca de 30 anos com a Abiquim. Considerado um dos mais importantes personagens da história da química do Brasil, Kurt Politzer fez parte do Conselho Diretor da Abiquim e coordenou a Comissão de Tecnologia.

Em 17/12,  o Acadêmico recebeu Prêmio de Ciência em Tintas da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), junto com Leandra Pereira dos Santos, ambos da Galembetech Consultores e Tecnologia Ltda. O trabalho premiado foi “Grafite esfoliado e reorganizado: um novo retardante de chama”.
Durante ceromônia on-line, que pode ser assistida aqui, Galembeck relata que o projeto foi desenvolvido a partir do incêndio do Museu Nacional  de outros acervos ao redor do mundo .