Um grupo de cientistas, jornalistas e profissionais de mídias sociais trabalhou essa semana na criação de uma campanha para aumentar a visibilidade do problema dos cortes no financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em referência ao Projeto de Lei 627 (corte previsto de 30%).
É o momento de nos unirmos em defesa da Fapesp e do aumento da visibilidade da importância da ciência.
A campanha NÃO SOU TAPADO, CONFIO NA CIÊNCIA é inspirada no sucesso do “ice bucket challenge” e tem por objetivo instigar as pessoas a fazerem algo aparentemente bobo (em nosso caso, literalmente, “tapado”) e causar estranheza em redes sociais por meio de uma foto ou vídeo, deste modo disseminando o problema e a necessidade de atenção.
Veja o procedimento:
1. Tirar uma foto sua (ou de sua equipe) com algo que tape completamente a cabeça (no laboratório é ótimo, mas pode ser em qualquer lugar).
2. Postar a foto em suas mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter e/ou outras, acompanhada do texto abaixo e das hashtags
>>O governo vai cortar 30% do orçamento da Fapesp. A ciência brasileira vai parar, o futuro está ameaçado. Não deixe isso acontecer!<<<
#naosoutapado #confionaciencia
Desafio (complete com os nomes das pessoas que você quer desafiar a participar).
Assine e compartilhe o abaixo-assinado da ACIESP: http://chng.it/JZYwZK6Q
3. Ajude a espalhar essa ideia, difundindo essa mensagem e o documento visual com informação detalhada para todos os seus amigos, em especial, colegas e estudantes, para fazer o movimento crescer.
Vamos fazer a ciência viralizar???