Leia artigo publicado no Monitor Mercantil, em 28/8, por Isaac Roitman, professor emérito da Universidade de Brasília, pesquisador emérito do CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciências e do Movimento 2022-2030 O Brasil e o mundo que queremos:

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) é uma das três grandes entidades estudantis, que congrega os estudantes de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) tendo como parceiras a União Nacional de Estudantes (UNE), que congrega os estudantes universitários da graduação, e a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), que congrega os estudantes do ensino médio.

A ANPG lançou recentemente o Plano que utilizei como título desse artigo que é também conhecido como Plano Emergencial Anísio Teixeira para a ciência brasileira. A iniciativa é louvável e pertinente. Destaco dois aspectos.

O primeiro é que na pandemia da COVID-19, a ciência conquistou espaço na mídia, e mesmo os incrédulos da ciência torcem para o desenvolvimento de vacinas para a prevenção da doença ou a obtenção de um produto para a sua cura. Em outras palavras, acreditam na ciência.

O segundo é que presenciamos uma iniciativa de jovens que é ousada no fortalecimento da ciência e tecnologia do Brasil. Historicamente os jovens tiveram um papel relevante nas grandes transformações sociais e políticas do planeta. Agora a juventude brasileira exerce esse papel histórico. Que maravilha.

O projeto traz um conjunto de iniciativas que a entidade considera essenciais para a retomada do desenvolvimento econômico tendo por base a valorização da ciência, tecnologia e inovação.

(…)

A ANPG aposta na combinação de pressão da sociedade e articulação política no legislativo para obter conquistas. O Plano Anísio Teixeira será apresentado a partir de uma série de projetos de lei no Congresso Nacional, alguns já protocolados e outros em fase de elaboração, e impulsionado por um abaixo-assinado eletrônico para coletar milhares de assinaturas de apoio.

(…)

Parabéns, ANPG, pela inciativa e por homenagear o inspirador do Plano, o notável educador Anísio Teixeira. É também pertinente relembrar o pensamento de George Bernard Shaw: “Tudo o que os jovens podem fazer pelos velhos é escandalizá-los e mantê-los atualizados.”

Leia a matéria aberta, na íntegra, no Monitor Mercantil.

Leia o plano na íntegra aqui. 

Assine a petição encaminhada pela ANPG ao Congresso Nacional.