Experimentos no Laboratório de Imunofarmacologia do Instituto Oswaldo Cruz | Foto: Josué Damacena /IOC / Fiocruz

O novo corona vírus é responsável por mais mortes que os coronavírus anteriores,responsáveis pelas epidemias de 2002 e 2012. Nesse contexto, a identificação de medicamentos clinicamente aprovados, que possam ser reposicionados no combate a COVID-19, permite uma resposta rápida que ajudaria a salvar vidas.

O especialista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Thiago Moreno Lopes e Souza, membro afiliado da ABC (2017-2021), publicou artigo em periódico da Sociedade Americana de Microbiologia (ASM, na sigla em inglês) no qual apresenta resultados de pesquisa que sugerem que o atazanavir deveria ser considerado como candidato em ensaios clínicos no combate a COVID-19.

Thiago Moreno é orientador permanente da Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da Fiocruz, coordenou serviço de diagnóstico molecular das viroses junto ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) e à Prefeitura do Rio de Janeiro de 2016 a 2019. Hoje ele atua no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) e grupo de pesquisa no desenvolvimento pré-clínico de novas drogas antivirais no Instituto Oswaldo Cruz.

Considerando os resultados do lopinavir, um inibidor do HIV, nas epidemias anteriores, e o uso extensivo do atazanavir, que também é inibidor de HIV, assim como a sua biodisponibilidade no pulmão, seu grupo de pesquisa resolveu investigar o possível efeito do atazanavir no combate ao novo corona vírus.

Seus resultados computacionais mostraram que o atazanavir se liga melhor ao vírus que o lopinavir. Em seguida, confirmaram que o atazanavir inibe a multiplicação do vírus em duas culturas de células diferentes (Vero e A549) e, além disso, também reduz os níveis de inflamação causados pelo vírus durante a infecção. “Por isso, nossos dados sugerem que o atazanavir deveria ser considerado como candidato em ensaios clínicos no combate a COVID-19”, disse Moreno.

Leia o artigo original na íntegra aqui.