Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), participou de um dos webinários organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Pará (PPGF/UFPA) no dia 14/7.

Mediado pelo coordenador do PPGF, Luís Carlos Crispino, ex-membro afiliado da ABC (2009-2014), Davidovich discutiu, durante o encontro com estudantes e professores da universidade, o tema “Física, informação e as novas tecnologias quânticas”.

Além de presidente da ABC, Luiz Davidovich também é professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e se dedica às áreas de óptica quântica e informação quântica. Para falar sobre esses temas, ele introduziu alguns aspectos da história da física quântica. “O estudo desse ramo da física começou com o trabalho de jovens, como Albert Einstein e Marie Curie, em 1900, que queriam entender como a natureza se comportava”, disse.

Ao longo do tempo, os conhecimentos relacionados a física quântica se expandiram e criaram, segundo Davidovich, as “revoluções quânticas”. A partir desses acontecimentos, novas aplicações do estudo desse ramo da física foram criadas, como o desenvolvimento de novas formas de transmitir informação, por exemplo, via satélite e criptografia. “É importante ter em mente que vivemos em um mundo que prioriza as fabricações imediatas e se esquece do progresso que foi alcançado pelas aplicações a longo prazo, que mudaram nosso cotidiano pela ciência básica”, disse Davidovich.

A série de webinários promovida pelo PPGF convidou pesquisadores brasileiros e estrangeiros considerados referências em suas áreas de investigação. O objetivo dos encontros é promover uma troca de conhecimentos entre estudantes e professores da UFPA e de outras universidades.

Assista a palestra na íntegra.