No dia 10 de março, foi realizada no Centro de Convenções da Unicamp a cerimônia de reacreditação dos cursos de graduação (química e química tecnológica) do Instituto de Química da Unicamp pela Royal Society of Chemistry (RSC) do Reino Unido.

“A Royal Society of Chemistry é uma das principais sociedades profissionais de química do mundo. O credenciamento pela RSC é concedido após uma auditoria completa que estabelece que um programa é do mais alto padrão no que diz respeito à qualidade da educação. Assim, o credenciamento pelo RSC é um forte reconhecimento dos excelentes padrões e da mais alta qualidade de ensino e pesquisa oferecidos pelo Instituto de Química da Unicamp”, comentou, em sua apresentação, a Dra. Elizabeth Magalhães, representante no Brasil da RSC.

Segundo o diretor do Instituto de Química da Unicamp, Prof. Marco Aurélio Zezzi Arruda : “a acreditação é um reconhecimento de que os cursos de química do IQ-Unicamp oferecem uma formação de qualidade, preparando os alunos para estudar e trabalhar fora do Brasil, e representa uma garantia de que o ensino do Instituto está dentro de parâmetros internacionais, com formação equiparável a cursos europeus e americanos também acreditados pela RSC”.

A Academia Brasileira de Ciências tem 14 membros titulares que pertencem ao quadro de professores do IQ-Unicamp, os quais vem dando contribuições importantes ao ensino e pesquisa na instituição nos últimos 30 anos. Os Acadêmicos Fernando Galembeck, Ronaldo Pilli (vice-presidente da Fapesp), Oswaldo Luiz Alves (vice-presidente regional da ABC-SP), Lauro Kubota e Marco Antonio Zago (presidente da Fapesp) participaram do evento.

A cerimônia foi encerrada com a palestra de Roberto Rinaldi, ex-aluno do Instituto de Química da Unicamp, onde se doutorou em 2006, e hoje é professor do Imperial College em Londres.