Leia artigo no jornal O Globo, publicado em 18/2, de autoria do Acadêmico Celso Carneiro Ribeiro, da UFF, e do pós-doutorando Ruben Interian:

(…) A polarização na sociedade moderna é agravada pelo sucesso dos sistemas de recomendação, que nos levam a crer ainda mais naquilo em que já acreditamos. Se alguém acredita numa determinada tendência política, por exemplo, e só recebe indicações de publicações, de livros, de novas amizades ou de publicidade eleitoral de candidatos dessa mesma tendência, cada vez mais acreditará que essa tendência é “dona da verdade”, dominante ou única.

Os sistemas de recomendação que criam as bolhas de desinformação continuam funcionando da forma como foram projetados originalmente. Seria saudável, por exemplo, que os usuários também recebessem indicações de publicações ou livros bem avaliados, mas com tendências diferentes daqueles que já leram ou compraram. O sistema de recomendação estaria então sendo usado a favor não apenas das vendas, mas também da disseminação de informações entre diferentes grupos e contra o aumento da polarização. Em suma, agora sim, favorecendo o livre-arbítrio.

Cidadãos com acesso a mais informações serão mais conscientes e poderão tomar melhores decisões. Poderão exercer o livre-arbítrio sem serem induzidos em suas decisões por algoritmos cegos ou manipuláveis e sem serem aprisionados por informações, buscas e escolhas feitas anteriormente.

Leia o texto na íntegra no site do jornal.