Foto: Marinha do Brasil/Divulgação

Destaque na pesquisa sobre a Antártica no Brasil, o membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Antonio Carlos Rocha Campos, falecido em julho de 2019, foi homenageado durante a inauguração da nova base científica do Brasil na Antártica, a Estação Comandante Ferraz. A ala de laboratórios da estação leva agora o seu nome.

Graduado em geologia e doutor em geociências (geologia sedimentar) pela Universidade de São Paulo (USP), foi lá onde Campos trabalhou como professor pela maior parte de sua carreira. Fez pós-doutorado na University of Illinois (1965, EUA); na United States Geological Survey (1965, EUA); na City University of New York (1968, EUA); e na Université de Strasbourg (1990, França).

O Acadêmico ajudou na implantação do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e foi o único brasileiro a presidir o Comitê Científico de Pesquisas Antárticas (SCAR, na sigla em inglês). Foi representante da ABC no Comitê Nacional de Pesquisas Antárticas (Conapa), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e na Comissão Nacional para Assuntos Antárticos (Conantar), do Ministério das Relações Exteriores.