Diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Acadêmico e físico Carlos Henrique Brito Cruz mostrou que o número de artigos científicos realizados em coautoria por pesquisadores da academia e da indústria cresceu, em média, 14% ao ano, entre 1980 e 2018.
O Acadêmico chegou a essa conclusão a partir de um algoritmo que desenvolveu para refinar buscas na plataforma Web of Science, a fim de identificar a interação entre a academia e empresas brasileiras e estrangeiras.
O estudo foi noticiado em reportagem de Gabriel Vasconcelos para o jornal Valor Econômico, publicada em 6 de janeiro, que destacou ainda que 72% do total de artigos escritos, entre 2009 e 2018, pertencem a apenas dez universidades, todas públicas.
Leia a matéria na íntegra: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/01/06/interacao-entre-universidade-e-empresa-no-pais-e-subestimada.ghtml
No dia 9 de janeiro, a jornalista Maria Hermínia Tavares também publicou na Folha de S. Paulo sobre as informações divulgadas por Brito Cruz a respeito da interação entre academia e empresa. Confira a coluna “Estrepitosa ignorância”: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/maria-herminia-tavares/2020/01/estrepitosa-ignorancia.shtml