Foto: Hans von Manteuffel/TIME

Membro titular da ABC, a médica Celina Maria Turchi Martelli receberá o título de professora emérita da Universidade Federal de Goiás (UFG), no dia 22 de novembro, às 19h30, no Teatro Asklepiós, na Faculdade de Medicina da UFG. O título também será entregue para sua irmã Maria Zaira Turchi, doutora em letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e professora da Faculdade de Letras da UFG.

Celina Turchi é graduada em medicina pela UFG, mestre em epidemiologia pela Londos School of Hygiene & Tropical Medicine (Reino Unido) e doutora em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP).

Seu trabalho como docente e pesquisadora na UFG começou ainda em 1986, apenas cinco anos após a conclusão de sua graduação. Atualmente, é pesquisadora visitante no Instituto Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz de Pernambuco (Fiocruz/PE) e coordenadora do Grupo de Pesquisa de Epidemia em Microcefalia, com projetos na área de infecção pelo vírus Zika desde 2015.

Dentre títulos e homenagens que recebeu ao longo da carreira, a Acadêmica foi nomeada pela revista Nature como uma das 10 cientistas mais importantes em 2016, e como uma das 100 pessoas mais influentes em 2017 pela revista TIME, por sua atuação na epidemia de Zika no Brasil.