Pelo segundo ano consecutivo, a American Chemical Society (ACS) e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) realizaram o prêmio Women in Chemistry and Related Sciences, com o objetivo de promover a igualdade entre gêneros na ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês) no Brasil, reconhecendo as mulheres cientistas que tenham alcançado feitos e contribuições para a química e ciências relacionadas.

O prêmio está dividido em três categorias: líder emergente na química e ciências relacionadas, que reconhece os feitos de uma notável jovem cientista na química e ciências relacionadas ou empreendedora; liderança na indústria, para cientistas que trabalhem nas indústrias química, farmacêutica ou biotecnologia cuja investigação e inovações criativas tenham contribuído para o sucesso comercial e para o benefício da comunidade e sociedade; e liderança na academia, que  reconhece cientistas com um percurso consolidado no meio acadêmico que tenha alcançado uma contribuição importante, com um impacto global e social, para a investigação científica em química ou outra ciência relacionada.

Rosane Marina Peralta, Elisa Souza Orth, Lidiane de Oliveira e Vanderlan Bolzani. Foto: Fabio Hess/CAS

A edição de 2019 aconteceu no dia 16 de setembro, em São Paulo. Foram premiadas as seguintes cientistas: Elisa Souza Orth, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), como líder emergente na química e ciências relacionadas; Lidiane de Oliveira, da Solvay, como líder na indústria; e Rosane Marina Peralta, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), como líder na academia.

Cada uma das três vencedoras receberão um prêmio monetário no valor de US$ 2 mil; um ID de SciFinder válido por 3 anos; adesão à ACS por um período de 3 anos; certificado de prêmio; e cobertura na Chemical & Engineering News (C&EN).

A ACS e a SBQ homenagearam ainda a Acadêmica Vanderlan Bolzani, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com o Prêmio de Realização Vitalícia pela Defesa da Diversidade nas Ciências.

As nomeações para a edição de 2020 devem começar por volta de junho. Patrocinado pela CAS (divisão da ACS) e pela C&EN, o prêmio conta com o apoio da ABC, Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), Associação Brasileira de Ciências Farmacéuticas (ABCF), Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia) e Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM).