Termos como genômica, proteômica ou metabolômica podem ser compreendidos, em linhas gerais, como técnicas que se combinam para caracterizar e quantificar um grupo de moléculas biológicas, que permitem estabelecer a estrutura, a função e a dinâmica de um organismo. Assim, o neologismo Ômica de célula única (em inglês, Single-cell omics) refere-se a um campo de estudo que busca a totalidade de algum tipo de análise de alto rendimento dos sistemas biológicos em nível unicelular.

Com os recentes avanços tecnológicos, essas técnicas oferecem novas perspectivas para importantes processos, como desenvolvimento, dinâmica da expressão gênica (processo pelo qual a informação genética é convertida em moléculas dentro das células), diversidade dos tecidos ou surgimento de várias doenças (patogênese). Uma síntese sobre o atual estágio do conhecimento sobre as “ômicas” e de suas aplicações na biomedicina está reunido no livro Single-cell omics: Volume 1 (Technological Advances), organizado pelos professores Vasco Azevedo, do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do ICB, e Debmalya Barh, do Institute of Integrative Omics and Applied Biotechnology, da Índia.

Medicina de precisão

Segundo Azevedo, o livro, editado pela Elsevier, reúne novidades na área de tecnologias e aplicações unicelulares no campo da biomedicina. Com diferentes pontos de vista e estudos de caso que trazem uma visão abrangente sobre o tema, o volume apresenta potencialidades da genética que podem ser usadas para responder a desafios na área de saúde. “Na atual era da medicina de precisão, essa tecnologia é altamente promissora devido ao seu potencial em diagnóstico, prognóstico e tratamento”, esclarece o pesquisador, classificando a obra como fonte de informação para profissionais de bioinformática, médicos, dentistas, pesquisadores de diagnósticos moleculares e membros do campo biomédico interessados no tema.

Entre outros temas, os autores discorrem sobre aplicações das “ômicas” no campo biomédico, em caso como câncer, doenças metabólicas e neurológicas, imunologia, farmacogenômica, medicina personalizada e saúde reprodutiva.

No ano passado, os dois pesquisadores lançaram obra sobre as aplicações das ciências ômicas na bioengenharia.