Leia entrevista do Acadêmico Pedro Vasconcelos para Ana Lucia Azevedo, do jornal O Globo, publicada em 23/6:

RIO — Considerado um dos maiores especialistas do mundo em vírus transmitidos por insetos (arbovírus) e pioneiro no estudo do zika no Brasil, o virologista Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, do Instituto Evandro Chagas e da Universidade do Estado do Pará, alerta que pelo menos três vírus silvestres, hoje restritos a áreas rurais, ameaçam se espalhar pelo país.

Um deles é o mayaro , descoberto no território fluminense em maio pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele tem sintomas semelhantes ao chicungunha — como intensas e incapacitantes dores nas articulações, que se prolongam por meses — e, segundo os pesquisadores, pode provocar uma epidemia no Sudeste. Não há vacina ou qualquer tratamento específico.

Quais os vírus silvestres com maior potencial hoje de causar epidemias nas cidades brasileiras?

Lembramos sempre do mayaro e do oropouche porque, embora sejam transmitidos por mosquitos silvestres (o haemagogo, no caso do mayaro, e o maruim, no do oropouche), em laboratório eles se mostraram transmissíveis pelo Aedes aegypti, o principal vetor de vírus em cidades. Porém, destacaria o vírus da febre do Oeste do Nilo, que é transmitido pelo cúlex, o pernilongo comum. Ele já causou epidemias nos EUA e na Europa. Já foi isolado aqui em seres humanos. Há um risco real. É um vírus muito perigoso, provoca encefalite, e uma epidemia seria mais difícil de controlar aqui .

Por quê?

Porque no Brasil as condições climáticas são muito mais favoráveis aos mosquitos. Além disso, nos EUA e na Europa a transmissão aconteceu fora de casa, em parques, jardins, onde é muito mais fácil de controlar o risco. Aqui, o mosquito está dentro das casas. Isso acontece devido a uma série fatores.

Quais?

Falta de saneamento, de hábitos de controle de focos, como evitar acúmulo de água. Há ainda a questão urbana, as lajes das comunidades, por exemplo, são focos em potencial. Temos muita gente vivendo em condições precárias, muito mosquito e um clima extremamente quente e favorável a eles. Além disso, as autoridades de saúde no Brasil fracassaram terrivelmente no controle das arboviroses, o que fica óbvio com as epidemias que temos sofrido.

Temos muitas florestas, elas são um risco para essas doenças?

Não. Ao contrário, elas ajudam a manter vírus potencialmente perigosos longe de nós, sob controle. O risco existe com o desmatamento e com as pessoas invandindo cada vez mais as matas. A floresta desaparece, mas os vírus e os mosquitos, não. Eles se adaptam e vão para as cidades. Além disso, ao penetrar nas matas, o ser humano ajuda a espalhar os vírus. Essa é a história da dengue, da febre amarela, do zika. O Brasil precisa aprender a conviver com suas florestas.

Qual o custo de desmatar?

É muito alto. Invadir as florestas é abrir caminho para novos vírus. Quase todas as doenças que têm nos afetado são zoonoses. São de animais e se adaptaram a nós. Os vírus estão no topo da cadeia alimentar. Temos a ilusão de que somos nós. Mas não, os vírus são nossos predadores.

Que outros vírus devem estar no radar da vigilância sanitária?

Além dos vírus da Amazônia, como o mayaro e o oropouche, há estrangeiros. Destaco o da encefalite japonesa, o mais terrível, altamente letal. Mata 10% das vítimas e deixa até 40% com sequelas. Ele está presente em China, Índia, Vietnã, Tailândia e Indonésia. Seu transmissor é o cúlex, o pernilongo. Há ainda os vírus das encefalites equina e Saint Louis, estes dois presentes nas Américas.

Qual a solução para evitar epidemias?

Investir em vigilância sanitária. Houve um grande enfraquecimento no Brasil. Seja no cumprimento do programa de vacinação seja no controle de vetores. As prefeituras relaxaram demais nisso. E não adianta uma cidade ir bem se a vizinha não vai. Mosquitos e vírus ignoram fronteiras.

Acesse a matéria original.