Cerimônia de posse do novo presidente da Faperj, o Acadêmico Jerson Lima da Silva, realizada na sede da ABC.

Diante de um auditório lotado por cientistas, pesquisadores e autoridades públicas, o Acadêmico Jerson Lima da Silva assumiu a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), na manhã do dia 28 de janeiro, em cerimônia realizada na sede da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro.

Compondo a mesa, participaram também o presidente da ABC, Luiz Davidovich; o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues; o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ruy Garcia Marques; o presidente em exercício da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), André Godoy; e Antonio Egídio Nardi, vice-presidente da Academia Nacional de Medicina.

O governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, com o documento elaborado pela ABC, Projeto de Ciência para o Brasil.

Novo presidente da Faperj, Lima da Silva apontou que o principal desafio da fundação agora é a recuperação da execução do orçamento como previsto pela constituição do estado do Rio de Janeiro, que aloca 2% da arrecadação líquida para a Faperj. Ele defendeu que, com o acordo de recuperação fiscal e uma gestão responsável, será possível restaurar o status financeiro da agência. Além disso, por meio da Faperj e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), o governo do Rio de Janeiro buscará aumentar as parcerias com o setor empresarial, e também com as agências do governo federal, de outros estados e países.

Segundo o Acadêmico, é necessário preparar o Rio de Janeiro para a era pós petróleo e gás. E, para isso, o estado deve criar novas vocações, como para a nanotecnologia, novos materiais e novos dispositivos, e para a tecnologia da informação, inteligência artificial, segurança cibernética e ciência de dados.

O Acadêmico e presidente da Faperj, Jerson Lima da Silva, durante seu discurso de posse na sede da ABC.

No discurso de abertura, o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) destacou que o estado do Rio de Janeiro “tem características ímpares” e abriga instituições de pesquisa de grande relevância nacional e internacional. “Temos o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Uerj, Universidade Federal Fluminense, o Instituto Nacional de Tecnologia, temos a Fiocruz. São exemplos da potência científica e de inovação que tem aqui, à espera de um apoio continuado, sólido, que evite as flutuações que temos tido nos últimos tempos”, relatou Davidovich.

O presidente da Faperj acrescentou: “Levando-se em consideração que, nos dias atuais, conhecimento é riqueza, podemos afirmar que o estado do Rio de Janeiro é rico. E essa riqueza precisa ser valorizada, nutrida e chamada a contribuir na solução dos problemas fluminenses”.

Durante seu discurso, o Acadêmico ainda prestou homenagem ao Museu Nacional: “As efêmeras chamas não extinguiram seu maior acervo, o conhecimento, que é perene. O Museu Nacional está cada vez mais vivo e sempre poderá contar com a Faperj”.

Prédio que hospedará sedes da ABC e Faperj ainda necessita de reforma. Foto: Lécio Augusto Ramos

Presidente da ABC e governador do Rio de Janeiro conversam sobre nova sede para a ABC

Antes da cerimônia de posse, o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o governador do estado, Wilson Witzel, falaram sobre o prédio repassado pelo estado do Rio de Janeiro à Faperj em 2014, que deve alojar as novas sedes da ABC e Faperj. Após a posse definitiva do imóvel, a Faperj cederá, por um período renovável de 20 anos, três dos sete andares do prédio para a ABC.

No entanto, o prédio localizado entre os números 42 a 48 da Rua da Alfândega, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, ainda não foi ocupado, dado que não foi ainda nem reformado, por falta de recursos.

 

Sobre o Acadêmico Jerson Lima da Silva

Professor titular do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1997, Jerson Lima da Silva é o vigésimo presidente da Faperj. Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (Inbeb), o Acadêmico também coordena o Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas.

Em reconhecimento à sua atividade científica, Jerson Lima é membro titular da ABC desde 1999, membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e, em 2011, tornou-se um dos membros titulares mais jovens da Academia Nacional de Medicina (ANM), na Seção de Ciências Aplicadas à Medicina.

Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o pioneirismo de seu trabalho em biologia estrutural lhe valeu inúmeros prêmios e distinções, incluindo a concessão da Ordem Nacional do Mérito Científico pela Presidência da República do Brasil, na classe de Comendador (2002) e na classe de Grã-Cruz (2009). Suas pesquisas levaram a avanços no entendimento do enovelamento das proteínas, da formação de complexos multimoleculares, tais como vírus, e da formação de agregados proteicos e proteínas com a conformação alterada. Estes últimos são responsáveis pela fisiopatologia de inúmeras doenças humanas, tais como câncer, doença de Parkinson e doenças causadas por príons, como a encefalopatia espongiforme bovina (EEB).