Bioquímico formado pela Universidade do Chile (UCh), o Acadêmico Hernan Chaimovich foi agraciado com o Prêmio de Diplomacia Científica 2018 da Parceria Regional para América Latina e Caribe da Academia Mundial de Ciências (Twas-Lacrep, na sigla em inglês). O prêmio, concedido de quatro em quatro anos, tem o objetivo de valorizar equipes ou indivíduos que colaboraram em projetos de pesquisa transfronteiriços, reforçando boas relações internacionais.
Ao longo de sua carreira, Chaimovich tem atuado fortemente na área da diplomacia científica, ocupando cargos executivos em organizações brasileiras e internacionais. Contribuiu para a internacionalização da Universidade de São Paulo (USP) e a expansão das relações entre o Brasil e demais países americanos.Integra também conselhos internacionais, comitês e grupos de trabalho dedicados ao uso da ciência para a paz e o desenvolvimento. Para ele, o prêmio significa o “reconhecimento de um trabalho de muitos anos, usando a ciência como ferramenta de aproximação, especialmente no continente americano”.
Natural de Santiago, Chile, Hernan Chaimovich Guralnik é doutor em ciências biológicas (bioquímica) pela USP, com dois programas de pós-doutorado realizados na Universidade de Harvard e na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. É Professor Extraordinário de bioquímica da Faculdade de Ciências Químicas e Farmacêuticas da Universidade do Chile e Professor Emérito do Instituto de Química da USP (IQ-USP). Guralnik é pesquisador na área da bioquímica com ênfase em físico-química orgânica, estudando sistemas biomiméticos, em particular estruturas de micelas e vesículas, catalise micelar e enzimática.
Atuando na política científica nacional e internacional, foi vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Rede InterAmericana de Academias de Ciência (Ianas, na sigla em inglês) e da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq).
Além de membro da TWAS, é membro titular da ABC e da Academia de Ciências da América Latina, e membro correspondente da Academia de Ciências do Chile e da Academia de Ciências Físicas, Matemáticas e Naturais da Venezuela.