O Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, participará do Seminário Religião e Ciência, patrocinado pelo Centro Loyola de Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), no dia 13 de dezembro. O evento acontecerá das 17h30 às 19h30, no Campus Gávea da PUC-Rio, na sala 102-K, Ala Kennedy do Edifício da Amizade.
A apresentação tratará do tema “Sutilezas do mundo quântico”. Confira abaixo o sumário da palestra:
Em 1900, com o trabalho do físico Max Planck, inicia-se uma nova revolução conceitual, que transforma profundamente a visão da natureza baseada nas leis da física clássica. Fruto da curiosidade e da paixão pelo conhecimento de um grupo de jovens cientistas, que não tinham nenhuma ideia de possíveis aplicações de suas descobertas, a física quântica gera novas tecnologias que, no ano 2000, correspondiam a 1/3 do PIB norte-americano: dela surgiram o laser, o transistor, os aparelhos de ressonância magnética nos hospitais, os relógios atômicos e o GPS. Nesta palestra, serão enfatizados os aspectos conceituais da física quântica, que representam uma visão do mundo muito distinta da intuição clássica, abrangendo fenômenos como a dualidade onda-partícula, o princípio da superposição e o emaranhamento.
O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas neste link.
Depois da apresentação, haverá debate sobre as implicações da física quântica para a vida humana e para a fé judaico-cristã.