No dia 20 de agosto, no Rio de Janeiro, o Programa Mulheres para a Ciência da Rede InterAmericana de Academias de Ciências (IANAS) realizou a reunião de seus Focal Points, encontro que ocorre anualmente em um país diferente das Américas. Em 2018, a atividade foi organizada pela Academia Brasileira de Ciências e aconteceu no campus compartilhado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e pelo Observatório Nacional (ON).

Na Biblioteca Henrique Morize, do MAST, o grupo, composto por representantes de 19 Academias de Ciências do continente e pelos co-chairs da IANAS, se reuniu para tratar de questões administrativas e da organização de suas atividades. Outro objetivo do encontro foi promover um maior engajamento das Academias de Ciências das Américas na temática “gênero e ciência”. A ABC esteve representada por seu presidente, Luiz Davidovich, pela diretora Marcia Barbosa (Focal Point brasileira no programa de IANAS) e pelo assessor técnico Marcos Cortesão.

A reunião teve início com uma conferência de Luiz Davidovich com o tema “A sociedade precisa da ciência, e a ciência precisa das mulheres”, que foi seguida pela apresentação do cenário atual dos programas desenvolvidos pela rede: Educação Científica, Mulheres para a Ciência, Energia, Recursos Hídricos, e Segurança Alimentar e Nutricional. Na sequência, Melba Castillo, Vice-Presidente da Academia de Ciências da Nicarágua, relatou a grave situação de violações dos direitos humanos e da autonomia universitária em seu país, resultado da repressão imposta pelo governo de Daniel Ortega Murillo (confira a íntegra do texto em espanhol e em inglês).

Dando continuidade à reunião, os participantes realizaram uma detalhada análise dos status dos projetos planejados no último encontro do grupo, como o Prêmio IANAS-TWAS Mulheres para a Ciência e um concurso de vídeos para países de língua espanhola. Em seguida, foram tratados assuntos de caráter administrativo. Por fim, os participantes apresentaram propostas de novas atividades para o programa, que focaram, principalmente, na visibilidade de mulheres cientistas e na disseminação dos projetos de Ianas.

No contexto da Reunião dos Pontos Focais do Programa Mulheres para a Ciência, ABC, Ianas e o Escritório Regional para a América Latina e Caribe da Academia Mundial de Ciências (TWAS-Lacrep) realizaram, também no campus MAST/ON, o “Promoting Gender Equity in Science”, uma série de atividades relacionadas à temática de Mulheres na Ciência.

Saiba mais sobre o evento “Promovendo Equidade de Gênero na Ciência”:

ABC recebe jovens cientistas das Américas para conferência em sua sede
ABC realiza Simpósio “Meninas na Ciência”
Meninas na Ciência: Uma Aventura no Museu
Promovendo a Equidade de Gênero na Ciência: A Visão das Jovens Cientistas
Meninas e Mulheres presentes na Ciência

Confira os projetos apresentados na sessão “Promovendo a Equidade de Gênero na Ciência: Experiências Brasileiras”:

“Contando Nossa História”, “Engenheiras da Borborema” e “Tem Menina no Circuito”
“Meninas na Ciência”, “Energéticas” e “ProgrAmazonas”
“Meninas no Museu”, “Parent in Science”, “Ciências da Terra – ON” e “NINA”