pt_BR

De: 21 de agosto de 2018

Até: 22 de agosto de 2018

Local: Campus Museu de Astronomia e Ciências Afins/Observatório Nacional | Rio de Janeiro (RJ)

Nos dias 21 e 22 de agosto, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Rede InterAmericana de Academias de Ciências (IANAS) e o Escritório Regional para a América Latina e Caribe da Academia Mundial de Ciências (TWAS-Lacrep) realizaram o “Promoting Gender Equity in Science”, uma série de atividades relacionadas à temática de Mulheres na Ciência. Inseridas no contexto da Reunião do Programa de Mulheres para a Ciência de IANAS e da 21ª Conferência de Jovens Cientistas da TWAS-Lacrep, as iniciativas tiveram lugar no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e no Observatório Nacional (ON), ambos no Rio de Janeiro, que também foram apoiadores das atividades.

No dia 21 de agosto, no auditório do ON, aconteceu o simpósio “Meninas na Ciência”. Na ocasião, foram apresentadas experiências desenvolvidas por diversos grupos, de diferentes partes do Brasil, que trabalham com projetos que buscam promover o interesse, a participação e o engajamento de meninas na Ciência e em carreiras científicas. Confira a programação e o perfil dos conferencistas (com breve descrição dos projetos apresentados).

Organizada em colaboração com a Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins, no final do dia 21, no MAST, teve início a iniciativa “Meninas na Ciência: Aventura no Museu”, que, fechada ao público, consiste em proporcionar a 20 meninas do Colégio Olavo Bilac uma experiência de imersão em ciência. Tudo começou no fim da tarde, com um tour no Bairro Imperial de São Cristóvão, no entorno do campus Museu de Astronomia e Ciências Afins/Observatório Nacional. A recepção no campus foi feita com uma atividade de observação do céu noturno, utilizando-se de uma luneta histórica, e uma posterior visita ao prédio histórico do Museu. Ao amanhecer, foi realizada uma atividade de observação do sol. O restante da manhã foi ocupado com três oficinas: linguagem computacional, circuitos elétricos em materiais recicláveis e robótica. No fim da manhã, as estudantes foram levadas de volta para o colégio. Veja a agenda.

Por fim, na manhã do dia 22 de agosto, novamente no auditório do Observatório Nacional, foi realizado o workshop “Promoting Gender Equity in Science: The View of Young Scientists”. Nesta atividade, jovens cientistas de 13 países das Américas apresentaram suas perspectivas sobre as barreiras de gênero e se/como estas influenciaram suas carreiras. Acesse a programação e veja o perfil dos palestrantes.

Transmissões ao vivo

Galeria de Fotos