materia_multiproposito.png
No dia 8 de junho, o Centro Experimental ARAMAR (CEA), localizado em Iperó, São Paulo, recebeu a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) e do início dos testes de integração dos turbogeradores do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica.

O evento contou com a presença de vários representantes do governo, como o presidente Michel Temer e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Gilberto Kassab, e da comunidade científica, como a presidente da SBPC e também Acadêmica da ABC, Helena Náder, e o presidente da Finep, Marcos Cintra.

A Academia Brasileira de Ciências se fez presente na cerimônia com a participação do presidente da instituição, Luiz Davidovich. Em 2010, Davidovich foi o secretário-geral da 4° Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, evento que apoioi diversos projetos, dentre eles o projeto do Reator Multipropósito. Ainda que oito anos depois, “é gratificante ver o projeto ser finalmente iniciado”, comentou.

O RMB garantirá a autossuficiência do Brasil na produção de radioisótopos, que servirão de insumo para a fabricação de medicamentos para tratar doenças nas áreas de oncologia, cardiologia, hematologia e neurologia. “Hoje, somos obrigados a importar fármacos para combater várias doenças, principalmente o câncer. O tratamento fica mais complicado e, naturalmente, mais caro, porque o país depende de fornecedores estrangeiros”, disse o presidente. Com o reator, o Sistema Único de Saúde (SUS) aumentará o número de atendimentos de câncer e reduzirá custos de tratamento.

Para o presidente da ABC, “este é um momento especial para a ciência brasileira, com a ampla possibilidade de aumento de conteúdo nacional para, por exemplo, a cura de doenças”.