O Laboratório de Física Atmosférica do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de pós-doutorado em Espectrometria de Massa de aerossóis com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O prazo de inscrição vai até 25 de março.
A bolsa está vinculada ao Projeto Temático 2017/17047-0 com o título “Ciclos de vida de aerossóis e nuvens na Amazônia: emissões biogênicas, de queimadas e impactos no ecossistema”, coordenado pelo membro titular da ABC e professor do instituto Paulo Artaxo. O bolsista selecionado integrará projeto que investiga os efeitos de aerossóis no ecossistema amazônico, utilizando espectrometria de massa de aerossóis. Através de medidas na torre ATTO de 325 metros na Amazônia Central, medidas em Chacaltaya, Bolívia, nos Andes, a 5.250 metros de altitude e em barcos e aviões, pretendemos estudar o ciclo de vida de aerossóis e gases biogênicos e como estes influenciam o clima e o ecossistema amazônico.
O candidato deve ter título de doutor e conhecimento de medidas de aerossóis e gases traços, para trabalhar em uma equipe multidisciplinar. Valoriza-se o conhecimento de espectrometria de massa de aerossóis e de VOCs, com o uso de Aerosol Mass Spectrometry (AMS) e de Proton Transfer Reaction Mass Spectrometry (PTR-MS). Valoriza-se também a experiência com medidas de propriedades físicas de aerossóis como distribuição de tamanho, absorção e espalhamento de radiação, e de medidas de composição química de partículas.
Os candidatos devem enviar e-mail com o título “PD Fapesp LFA” para artaxo@if.usp.br, anexando os seguintes arquivos em formato pdf: 1) Curriculum Vitae; 2) carta descrevendo sua formação profissional; 3) Carta descrevendo sua experiência com medidas de aerossóis e gases traços. A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp aqui.