carolinanemeslaranja_premio.jpgA Sociedade Brasileira de Física (SBF), com apoio do Grupo de Trabalho para Questões de Gênero (GTG), acaba de lançar o Prêmio Carolina Nemes para mulheres físicas em início da carreira. O prêmio é voltado para pesquisadoras que tenham concluído o doutorado há no máximo 10 anos, contados do ano da premiação, e cujo trabalho tenha contribuído de forma significativa para o avanço da física ou do ensino de física no País.
Poderão propor indicações para o prêmio Carolina Nemes qualquer sócio adimplente com a SBF; a própria interessada em concorrer; e as instituições universitárias, faculdades, institutos e centros de pesquisa por meio de seus departamentos ou programas de pós-graduação. Cada proponente poderá apresentar apenas uma candidata por ano.
As candidatas precisam ter concluído o doutorado no Brasil ou ter atuado em instituições brasileiras no mínimo 70% do tempo entre o término do doutorado e o ano da premiação. A pesquisadora escolhida vai receber diploma e apoio financeiro, cujo valor pode variar em cada edição conforme apoios e convênios a serem celebrados entre a SBF e patrocinadores.
As indicações deverão ser encaminhadas até o dia 31 de março pode meio do endereço: Sociedade Brasileira de Física, Caixa Postal 7545 06298-970 Osasco-SP. E-mail: premiocarolinanemes@sbfisica.org.br O material deve ser enviado em um único documento em formato pdf, diretamente por e-mail, ou em um CD ou DVD à Sociedade Brasileira de Física (endereço acima). Confira o edital completo da premiação aqui.
Professora titular do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Maria Carolina Nemes, atuou como vice-presidente da ABC para a Região Minas-Centro-Oeste no período de maio de 2011 a abril de 2013. Condecorada com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2008, Carolina faleceu de forma prematura em dezembro de 2013.
O Prêmio que leva o seu nome foi uma proposta da atual diretoria da SBF com a colaboração do Grupo de Trabalho para questões de Gênero e aprovado pelo conselho da SBF. A criação do prêmio tem envolvimento de vários membros da ABC.