Faleceu na madrugada de sexta-feira, 17 de fevereiro, o Acadêmico Pierre Kaufmann. Professor Titular na Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi sócio fundador e coordenador do Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM) e atuava como pesquisador sênior tp no Centro de Componentes Semicondutores.

Kaufmann formou-se em física pela Universidade Mackenzie e especializou-se na área na Universidade de Leiden e Universidade de Groningen, na Holanda. É reconhecido doutor por Notório Saber como Coordenador do Curso de Pós-Graduação pelo CFE/MEC, no processo de reconhecimento do CRAAM como “Centro de Excelência” pelo CNPq e na aprovação de Curso de Pós-Graduação, como Coordenador, pela Universidade Mackenzie, onde lecionava.

Dentre seus notórios projetos, foi pesquisador principal do Telescópio Solar para Ondas Submilimétricas e responsável pela iniciativa do programa de Ciências Atmosféricas no Programa Antártico Brasileiro. Além disso, teve importante participação na introdução de novas áreas de ciência e tecnologia, incluindo rádio-astronomia, rádio-propagação, geodésia espacial, física solar e das relações solares terrestres no Brasil.

Foi ainda presidente do Comitê nacional Brasileiro da URSI, de 1989 a 2009, Representante Nacional e da Disciplina Científica no SCOSTEP, além de Sócio fundador da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e membro de diferentes sociedades e conselhos, como IAU e COSPAR, SBF, SBPC, SBMO, da International Astronomical Union. Kaufmann foi responsável pela construção dos rádio observatórios do Ibirapuera (São Paulo), Umuarama (Campos do Jordão), Itapetinga (Atibaia), VLBI em Eusébio (Fortaleza), Telescópio Solar Submilimétrico (Argentina), POEMAS (Argentina), Laboratório Antártico de Pesquisas Ionosféricas e o Observatório Solar Mackenzie (São Paulo).

A Academia Brasileira de Ciências lamenta esta imensurável perda para a astronomia e física solar e presta seu apoio à família.