Professor Renato Cotta
O professor Renato Machado Cotta – membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2010 -, a professora Carolina Naveira-Cotta – membro afiliado da ABC – e o professor Diego Knupp, publicaram o livro “Analytical Heat and Fluid Flow in Microchannels and Microsystems”, em que são apresentados os resultados da pesquisa sobre problemas de mecânica dos fluidos e transferência de calor e massa, empregando métodos analíticos e híbridos, ou seja, numérico-analíticos.
A metodologia utilizada no livro, de acordo com o professor Renato Cotta, emprega métodos analíticos “clássicos”, quer dizer, difundidos entre o final do século 19 e a primeira metade do século 20, combinados com métodos computacionais mais modernos. “Assim, aproveitamos as principais vantagens de cada classe de métodos em uma nova metodologia híbrida, mais robusta, precisa e computacionalmente menos custosa”, diz o pesquisador.
Os problemas focados no volume são escoamento de fluidos e transferência de calor e massa em micro canais e microssistemas, que podem ser compreendidos como “fenômenos de transporte na microescala”. Entre os exemplos destes microssistemas estão o resfriamento de componentes eletrônicos, a síntese de biodiesel, os separadores mecânicos de células cancerígenas e os micromodelos de solos e rochas,.
Carolina Naveira-Cotta, professora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), e esposa do professor Cotta, e Diego Knupp, da UERJ, passaram a colaborar para esta pesquisa quando foram orientados pelo pesquisador em suas teses de mestrado e doutorado. “Foi a partir desses estudos aprofundados que construímos a base deste livro, aplicando e estendendo a metodologia híbrida nesses novos problemas na microescala”, diz o físico Renato Cotta.
A primeira edição da obra foi lançada em inglês pela editora Springer-Verlag com abrangência internacional e pode ser adquirida pelo site da Springer ou pelos sites das livrarias Amazon e Barnes & Noble.