Por recomendação da Divisão de Física Óptica, Atômica e Molecular, o diretor da ABC Luiz Davidovich, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi eleito ”fellow” da Sociedade Americana de Física (APS, na sigla em inglês).

A escolha do seu nome se deu em função do reconhecimento dos pares pelas suas proeminentes contribuições para a física, especialmente pelas ”contribuições teóricas para medições quânticas e pela colaboração ao avanço na óptica quântica na América Latina.” Davidovich f ará uma apresentação de seu trabalho e receberá seu diploma em cerimônia que vai ocorrer na Reunião Anual da APS de 2015.

Luiz Davidovich possui graduação em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutorado em Física pela University of Rochester (EUA). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de física, com ênfase em óptica quântica e informação quântica, atuando principalmente nos seguintes temas: emaranhamento quântico, descoerência, dispositivos para computação quântica, reconstrução de estados quânticos, teoria do laser, metrologia quântica.

O físico é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS) e da National Academy of Sciences (EUA). Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2000, com o Prêmio TWAS de Física em 2001, com o Prêmio Álvaro Alberto (CNpq) e a Medalha Tamandaré (Marinha do Brasil) em 2010. É Fellow da Optical Society of America.