A Acadêmica Eliete Bouskela, professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) tomou posse como Membro Associado Estrangeiro da Academia Francesa de Medicina no dia 16 de dezembro, em Paris.
Fundadora e coordenadora do Laboratório de Pesquisas Clínicas e Experimentais em Biologia Vascular (BioVasc) da Uerj, Bouskela foi a primeira médica brasileira eleita para a Academia Francesa de Medicina como Membro Correspondente Estrangeiro, em 2008.
Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a médica ingressou na carreira científica em 1969, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Em 1974, Bouskela foi para os Estados Unidos para se aperfeiçoar nos estudos sobre a microcirculação e fazer doutorado. A servidora do Estado retornou ao Brasil em 1977 para comandar o Departamento de Ciências Fisiológicas da Uerj. Depois de ministrar aulas na University of Lund, na Suécia, a cientista voltou à Universidade do Estado do Rio em 1994.
Bouskela também é membro titular da Academia Nacional de Medicina (ANM) e membro titular na área de medicina da Academia Europeia de Ciências e Artes.
A Acadêmica tem experiência na área de fisiologia cardiovascular (microcirculação) e pesquisa clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação da reatividade microvascular nos choques séptico e hemorrágico, e disfunção endotelial e microvascular em diabetes e obesidade.