Os Acadêmicos Alberto Henrique Laender, Álvaro Prata, Edgar Dutra Zanotto, Eugênio Foresti, João Fernando de Oliveira, Jorge Daniel Riera, José Augusto Aranha, José Carlos Pinto, Victor Carlos Pandolfelli e o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis, foram eleitos membros da Academia Nacional de Engenharia (ANE). A posse acontecerá ainda esse mês.

Alberto Henrique Laender é graduado em engenharia elétrica, mestre em ciência da computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em computação pela University of East Anglia, na Inglaterra. Foi pesquisador visitante no HP Labs, em Palo Alto, Califórnia (EUA). Atualmente, é professor titular do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, onde coordena o Laboratório de Bancos de Dados (LBD).

Álvaro Prata possui graduação em engenharia mecânica e em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado e doutorado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade de Minnesota (EUA), respectivamente. Atualmente, é secretário-executivo do MCTI e professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC.

Edgar Dutra Zanotto é engenheiro de materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), mestre em física pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em tecnologia do vidro pela University of Sheffield (Reino Unido). Especializou-se em polímeros na International School of Polymer Science em Ferrara, na Itália. É professor titular da UFSC e conselheiro emérito da Associação Brasileira de Cerâmica.

Eugenio Foresti é graduado em engenharia civil, mestre e doutor em engenharia hidráulica e saneamento pela Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador visitante da University of NewCastle Upon Tyne, na Inglaterra, onde cumpriu programa de pós-doutorado. Atualmente, é professor titular da USP.

Pesquisador titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Jacob Palis foi presidente da TWAS entre 2007 e 2012. É graduado em engenharia pela atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado e doutorado em Matemática pela Universidade da Califórnia (UC System).

João Fernando de Oliveira possui graduação, doutorado em engenharia mecânica pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela University of California – Berkeley (EUA). Foi diretor presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Atualmente, é professor titular da Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

Jorge Daniel Riera é graduado em engenharia civil pela Universidade Nacional de Tucuman, na Argentina, e pós-graduado na Universidade de Princeton (EUA), onde obteve os títulos de mestre de ciências da engenharia e doutor em engenharia. Atualmente, é professor titular convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro da Academia Nacional de Ciências da Argentina.

José Augusto Aranha possui graduação em engenharia civil pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em engenharia civil pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA). Atualmente, é professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da USP. Tem experiência na área de engenharia naval e oceânica, com ênfase em hidrodinâmica marítima, interação fluido-estrutura e instabilidade hidrodinâmica.

José Carlos Pinto possui graduação em engenharia química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado e doutorado em engenharia química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor titular da UFRJ. Tem experiência na área de engenharia química, com ênfase em operações industriais e equipamentos para engenharia química.

Victor Carlos Pandolfelli possui graduação e mestrado em engenharia de materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorado em materiais pela United Kingdom (Reino Unido) e pós-doutorado pela Université de Montreal (Canadá). Atualmente é professor titular do departamento de engenharia de materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSC) e professor convidado da Wuhan University of Science and Technology (China).