Foi com grande pesar que a Academia Brasileira de Ciências (ABC) recebeu a notícia da morte do médico e ex-ministro da Saúde Adib Jatene, no dia 14 de novembro.
Adib Domingos Jatene nasceu a 4 de junho de 1929, em Xapuri, no Acre. Graduou-se em medicina aos 23 anos pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Toda a sua pós-graduação foi feita no Brasil, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Foi professor de anatomia topográfica da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (UFTM).
Com seu pioneirismo, iniciou a cirurgia torácica na Região e foi lá também que construiu seu primeiro modelo de coração-pulmão artificial. Foi chefe do Laboratório Experimental e de Pesquisa, chefe de Seção de Cirurgia, diretor médico e diretor geral do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.
Adib Jatene foi secretário estadual de Saúde no governo de São Paulo e duas vezes ministro da Saúde. Jatene era membro da Academia Nacional de Medicina e contribuiu significativamente para a pesquisa científica no Brasil.
Veja os artigos escritos pelo professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP Raul Cutait e pelo Professor Emérito da USP Silvano Raia em homenagem ao ex-ministro.