A Fiocruz promoveu na tarde do dia 16 de novembro uma cerimônia em homenagem ao pesquisador e Acadêmico Luiz Hildebrando Pereira da Silva, que faleceu no último dia 24 de setembro. O evento ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

Foto: Alexandre Almeida/Fiocruz Rondônia

 

A cerimônia contou com a participação do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha; do vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz e membro afiliado da ABC, Rodrigo Guerino Stábeli; do diretor da Fiocruz Rondônia, Ricardo de Godoi Mattos Ferreira; do diretor da FAPERO (Fundação de Amparo ao Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Pesquisa de Rondônia), Francisco Helder de Oliveira; do diretor do CEPEM (Centro de Pesquisa em Medicina Tropical), Mauro Tada; e da reitora da UNIR (Universidade Federal de Rondônia), Maria Berenice Allho da Costa Tourinho.

Inicialmente, Francisco Helder, representando o governador Confúcio Moura, destacou a atuação do pesquisador Luiz Hildebrando em suas ações no estado de Rondônia. ”Agora temos a tarefa de dar prosseguimento ao que foi construído por este grande homem”, ressaltou.

Em seguida, Mauro Tada fez um breve relato sobre seu relacionamento com o pesquisador. ”Temos um grande marco, antes e depois de Luiz Hildebrando na ciência, onde o trabalho sempre foi realizado com metas e com persistência em seus objetivos. Ele foi um dos grandes responsáveis pela formação da nossa massa crítica, que nos dá certa autonomia”, destacou.

Logo após, Rodrigo Stábeli apresentou aos presentes seu breve relato sobre o pesquisador e suas histórias. ”Era em mim e em você que o Luiz Hildebrando acreditava. Nas pessoas engajadas em mudar o panorama regional. Luiz Hildebrando Pereira da Silva é o nosso ponto de partida”, confirmou.

Já Paulo Gadelha destacou a figura do pesquisador em sua atuação como escritor e em seu campo de pesquisa. ”Esse encontro entre Luiz Hildebrando e Fiocruz significou algo que está desde sua matriz. A Fiocruz pensou na questão nacional e em dar sentido nacional, superando os desvios e as iniquidades regionais. Aquilo que Luiz Hildebrando conseguiu implantar, vai prosperar”, finalizou.

Após o descerramento da placa, o presidente da Fiocruz anunciou que a futura instalação da Fiocruz Rondônia será denominada Luiz Hildebrando Pereira da Silva.

Confira aqui o discurso de Rodrigo Stábeli em homenagem a Luiz Hildebrando.