A Academia Brasileira de Ciências (ABC) atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Ela recebe contribuições de seus membros individuais e corporativos e apoio financeiro de agências governamentais.
Recentemente, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) ingressou no conjunto de colaboradores, tornando-se o mais novo Membro Institucional da ABC. A Fapeg foi criada pela Lei 15.472, em 2005, e atua no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de Goiás. A instituição atua no financiamento de projetos de pesquisa científica e tecnológica; no incentivo à capacitação de recursos humanos para a ciência e tecnologia, por meio de bolsas em diversos níveis de formação; na fixação e consolidação de grupos de pesquisa científica e tecnológica; na integração entre o setor produtivo e as instituições de pesquisa e desenvolvimento; no estabelecimento de parcerias com órgãos federais de fomento à pesquisa (CNPq, Finep, Capes, entre outros) e na indução de programas especiais de pesquisa e inovação, com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de Goiás.
A ABC convida para tornar-se um Membro Institucional organizações e empresas que colaboram com a ciência brasileira e que aceitam cooperar com a Academia em atividades de interesse mútuo. Atualmente, os Membros Institucionais da ABC são: BG Brasil; Fapeam; Fapeg; Fapemig; Faperj; Fundação Conrado Wessel; Impa; Inmetro; Itaú; Petrobras; Vale; e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.