Um fórum de discussões técnico-científicas, intercâmbio, parcerias e apresentação de trabalhos, com caráter multidisciplinar. É com essa proposta que será realizado, em São Carlos (SP), entre 18 e 20 de novembro de 2014, o Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária (Siagro).
Durante o evento, os Acadêmicos Evaldo Vilela (presidente da Fapemig), João Fernando Gomes de Oliveira (presidente da Embrapii) e Vanderlei Bagnato (diretor da Agência USP de Inovação) participarão da mesa-redonda ”Construindo o Futuro”. O professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Acadêmico Fernando Galembeck fará palestra sobre a instrumentação em nanotecnologia.
A necessidade de superar os desafios da agricultura no que tange à competitividade e sustentabilidade, a existência de instituições, grupos e redes de pesquisa maduros e consolidados no País, assim como outros emergentes, são algumas das motivações para a realização do evento, na Embrapa Instrumentação.
Há também a necessidade de juntar as forças públicas e privadas visando estabelecer novos arranjos institucionais para parcerias estratégicas e a necessidade de se encontrar modelos que propiciem parcerias público-privadas em inovação, com consequente viabilização de novas fontes de financiamento da pesquisa e inovação agropecuárias.
Também fará parte do Siagro 2014 o ”Business Day”, evento que reunirá atores do setor público e privado, organizações não-governamentais, investidores e profissionais de comunicação, visando discutir e estabelecer parcerias público-privadas para o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos, processos, serviços e negócios.
Na ocasião, serão apresentadas algumas provas de conceito e lançadas tecnologias com potencial de impacto e inovação no campo, além de um livro sobre Inovação. Essas atividades ocorrerão no Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre), na tarde do dia 19 de novembro.
Ainda no dia 19, a partir das 19h30, na sede da Embrapa Instrumentação, ocorrerá a solenidade em comemoração aos 30 anos da Unidade, que inclui uma mesa-redonda sobre Ciência, Arte e Inovação.
Ao final do evento, pretende-se lançar um documento com propostas de colaboração público-pública e público-privada em instrumentação agropecuária. O documento apresentará compromissos estabelecidos entre os diversos atores presentes visando contribuir para alavancar a competitividade e sustentabilidade da agricultura brasileira.
Para inscrever-se no evento ou obter outras informações acesse o site do Siagro.