O Acadêmico José Goldemberg receberá o 18º Prêmio Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita, concedido anualmente a uma personalidade de destaque na educação brasileira. Promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em parceria com o jornal Estadão, o prêmio será entregue no Dia do Professor (15/10, quarta-feira, às 10h), no Teatro CIEE, após um café da manhã.

”Trata-se de uma justa homenagem à figura hoje insuficientemente lembrada do educador”, afirma Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente do Conselho de Administração do CIEE e da comissão julgadora do prêmio. ”Para reforçar o reconhecimento, a entrega da láurea e do troféu ocorre exatamente no Dia do Professor, uma data quase esquecida no calendário das comemorações nacionais”, conclui.

Autor de várias obras científicas, doutor em ciências físicas e professor pesquisador de universida­des brasileiras e do exterior, Goldemberg tem significativa trajetória na área educacional, tendo sido reitor da Universi­dade de São Paulo, entre ou­tras atividades.

Também deu relevante contribuição à ad­ministração pública, como mi­nistro da Educação e secretário do Meio Ambiente (Federal) e secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

O prêmio Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita é concedido anualmente a um educador que tenha prestado contribuição destacada ao ensino e ao desenvolvimento em áreas relevantes do conhecimento. O homenageado é escolhido a partir de uma lista de nomes sugeridos num processo aberto, do qual participam conselheiros do CIEE, Professores Eméritos anteriores e personalidades dos mundos acadêmico e empresarial.

Com a escolha de José Goldemberg, o Prêmio Professor Emérito chega à sua 18ª edição, já tendo sido outorgado a William Saad Hossne, Delfim Netto, Angelita Gama, José Cretella Junior, Adib Jatene, Ruth Cardoso, Miguel Reale, Esther de Figueiredo Ferraz, Ives Gandra Martins e ao falecido Acadêmico Paulo Vanzolini, entre outras personalidades.