A produção de conhecimento científico e acadêmico avança em ritmo sem paralelo em nossa história. As demandas sociais, econômicas, culturais e ambientais de uma sociedade moderna exigem que a formação acadêmica e científica seja encarada como prioridade de Estado. Nesse contexto, as universidades brasileiras e, em particular, a USP encaram uma realidade que exige uma reflexão cuidadosa. Estamos preparando nossos estudantes e formando profissionais para o futuro? Estamos cumprindo nosso papel de gerar lideres capazes de conduzir uma nação de forma ética, competente e criativa?

O momento que a USP atravessa gera um intenso debate sobre o seu futuro imediato, em meio ao qual a universidade tem que continuar a mirar o seu futuro mais longínquo. Dificuldades financeiras não devem obscurecer a permanente reflexão sobre o modelo universitário brasileiro e como ele pode ou poderá atender às expectativas da sociedade em um contexto mais amplo.

Com essas questões em mente, o Instituto de Ciências Biomédicas e a Escola Politécnica da USP convidam todos a participarem de um debate, fruto dessa parceria, que contará com a participação de dois destacados acadêmicos brasileiros: Prof. Dr. Isaac Roitman (Universidade de Brasília – UnB), com a palestra ”Pensando a Universidade do Futuro: Comissão UnB.Futuro”, e Prof Dr. Guilherme Ary Plonski (USP), abordando o tema ”A Universidade em transição”.

O evento ocorrerá no dia 12 de setembro, às 15h45, no anfiteatro Luiz Rachid Trabulsi, localizado no ICB III (Av. Prof. Lineu Prestes, 2.415, Cidade Universitária, São Paulo-SP). As apresentações serão seguidas por um debate com a participação dos professores convidados e os presentes na plateia. Participe! Vamos pensar juntos como construir uma USP ainda melhor!

 

Debate: O Futuro da USP

Data: 12 de setembro de 2014, 15h45

Palestrantes Convidados: Prof. Dr. Issac Roitman (UnB) e Guilherme Ary Plonski (USP).

Local: Anfiteatro Luiz Rachid Trabulsi, ICB III. Veja como chegar.