O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), localizado no bloco G do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, está promovendo o “Simpósio Neurobiologia no IBCCF: nossa história e novos rumos“, nos dias 7 e 8 de agosto.
O evento comemora o centenário do professor Aristides Pacheco Leão e será realizado no Anfiteatro Hertha Meyer – sala G1-022. Não é necessário fazer inscrição, porém as vagas são limitadas de acordo com a capacidade do auditório.
O homenageado

Em 1944, o Journal of Neurophysiology publicou o artigo “Spreading depression of activity in the cerebral cortex”, do jovem pesquisador Aristides Pacheco Leão, que obtivera seu doutorado na Universidade de Harvard. Ao usar estimulação elétrica para provocar epilepsia experimental em coelhos, Leão se defrontou com uma redução paradoxal dos potenciais elétricos do eletrocorticograma (semelhante ao eletroencefalograma, mas, registrado na superfície do cérebro). Este fenômeno se propagava com velocidade baixa, o tecido se recuperava na mesma sequência ao longo do córtex e, por isso, foi batizado de depressão alastrante (DA).
Aquele e outros trabalhos de Leão, feitos após voltar ao Brasil e já no Instituto de Biofísica, se tornaram clássicos, incluindo uma inovação metodológica que é usada em pesquisas atuais sobre DA em todo o mundo. Embora seus mecanismos ainda sejam obscuros, atribui-se à DA eventos iniciais (aura) da crise epiléptica ou da enxaqueca. Por sua descoberta, Leão ganhou um lugar de destaque entre os neurofisiologistas de todo o mundo.
SERVIÇO

Evento: Simpósio Neurobiologia no IBCCF: nossa história e novos rumos
Data: 07 e 08 de agosto de 2014
Local: Anfiteatro Hertha Meyer (Sala G1-022)
Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho
Av. Carlos Chagas Filho, 373 Bloco G, prédio do CCS
Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ