A Assembleia Geral Ordinária da Academia Brasileira de Ciências (ABC), realizada no dia 18 de dezembro, aprovou por unanimidade proposta da Diretoria para eleger Américo Fialdini Jr., presidente da Fundação Conrado Wessel (FCW), para membro colaborador da ABC, como dita o art. 14 do Estatuto da ABC. Em seus 97 anos de existência, foram eleitos três membros nessa categoria: José Pelucio Ferreira, José Ephim Mindlin, ambos já falecidos, e Lindolpho de Carvalho Dias.
Fialdini é formado em Direito, membro do Conselho Curador da Fundação Zerbini, diretor tesoureiro da Fundação Armando Alvares Penteado, entidade mantenedora de um conjunto de sete faculdades abrigando quatorze mil alunos, desde 1994, além de sócio administrador titular da Fialdini, Guillon Advogados.
A FCW, com Fialdini à frente, promove anualmente os Prêmios Fundação Conrado Wessel, em Ciência, Medicina e Cultura, que são outorgados em uma prestigiada cerimônia realizada anualmente. Também prestigia e financia a outorga anual do Prêmio Almirante Álvaro Alberto, do CNPq. Prêmio de grande destaque, se não o de maior destaque de nossa ciência.
Sua sensibilidade quanto à importância da ciência para o nosso país faz de Américo Fialdini, à frente da Fundação Conrado Wessel, um dos grandes beneméritos da ciência brasileira e da ABC em toda a sua história. A FCW foi o primeiro membro institucional da ABC, juntamente com a Petrobras, seguidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em caráter especial. Além de sua contribuição nesse âmbito, a FCW tem também financiado a Cerimônia de Posse de nossos novos Acadêmicos desde 2008, assim como apoiado a publicação dos Estudos Estratégicos da ABC, os Anais da ABC e o conjunto dos relatórios dos Grupos de Estudos. Em novembro deste ano, patrocinou o evento cultural da noite de abertura do Fórum Mundial de Ciências, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.