Uma revolução do bem a favor do Brasil, para servir, de modo suprapartidário, como instrumento de fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, transformando-se em referência e canal para as instituições ligadas ao segmento junto ao Poder Legislativo. Estes são, em síntese, os mais relevantes objetivos da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, a ser lançada nesta terça-feira, 4 de dezembro, às 16:30 hs, no Auditório Freitas Nobre, Câmara dos Deputados (Anexo IV – Subsolo).
Composta a partir de mais de duas centenas de assinaturas de Deputados Federais e Senadores da República dos mais variados partidos, a Frente é presidida pelo deputado Izalci (PSDB/DF).”Sou um homem da Educação. E como tal, creio na ideia de que apenas por meio da capacitação individual de cada um de seus cidadãos, uma Nação alcança chance verdadeira de desenvolvimento. Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação são ferramentas eficazes neste processo evolutivo – inclusive, potencializando a consolidação internacional brasileira. A Frente que ora lançamos se propõe a funcionar como facilitadora nesta revolução do Bem pelo Brasil.”
Contando com parceria estreita de um conjunto representativo de instituições e entidades de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, além do próprio Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação tem como destaques de sua estratégia de ação propor e promover reuniões, seminários e audiências públicas para discussão e aprofundamento de temas importantes ao segmento, além de instrução a proposições legislativas. Entre as prioridades da Frente está a otimização da proposta que tramita há anos no Congresso Nacional, tencionando criar o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Trata-se de marco fundamental. Atualmente, dividido em duas versões – uma tramitando no Senado, outra aqui na Câmara, onde até está definida, porém ainda não instalada, Comissão Especial para analisar o tema. A Frente se debruçará urgente e determinantemente sobre o assunto, reunindo e enxugando as melhores ideias, para, inclusive, subsidiar a produção de um relatório final, contemplando-o com as proposições de maior potencialidade no atendimento de agudas carências do segmento”, compromete-se o deputado.