Alunas da Escola Levi Carneiro com o Secretário de Ciência e Tecnologia de Niterói, José Raymundo Romeo, e sua vice, Nelma Pereira

O programa “ABC na Educação Científica – Mão na Massa”, vinculado à Academia Brasileira de Ciências, está participando ativamente da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Tendo como objetivo estimular os professores a repensar a sua prática metodológica através de seus encontros de formação, o programa está atuando junto a escolas municipais de Niterói, focando na melhoria do ensino de ciências na educação pública através da implantação da metodologia investigativa.

Em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), a equipe do ABC na Educação Científica – Mão na Massa busca transformar a escola em um espaço de convívio no qual a interação entre os entre os diversos atores sociais seja estimulada por meio do desenvolvimento de uma proposta educacional que valoriza o estímulo à percepção dos problemas, a diversidade de ideias e a possibilidade de proposição de soluções ligadas a questões sócio-ambientais do cotidiano.

O trabalho está sendo feito em toda a rede municipal de 12 escolas do Ensino Fundamental, com cerca de 60 professores de ciências e 4.649 alunos envolvidos no programa. “Buscamos desenvolver uma formação científica comprometida com uma atuação cidadã”, afirma a pesquisadora do Setor de Alfabetismo Científico da Fiocruz e coordenadora do programa Danielle Grynszpan. “Um desdobramento importante de nosso trabalho é o desenvolvimento socio-afetivo, além do cognitivo, de alunos com necessidades especiais (surdo-mudos e portadores da síndrome de Down)”.

Quinze atividades variadas estão previstas para acontecer no dia 23 de outubro, no Campo de São Bento, em Niterói, como fechamento regional da SNCT. Além disso, deve ser realizado um desfile de moda reciclada, que já aconteceu no dia 19 (correspondente à foto acima) e também haverá um telão passando filmes relativos ao trabalho e a atividades das escolas. Para conferir a programação completa das atividades, clique aqui.

Veja também uma reportagem veiculada no jornal Folha de São Paulo, que divulga o projeto e fala sobre as salas-ambiente que o programa implantou nas escolas municipais de Niterói – com microscópios de qualidade, lupas, aquários, ranários etc.

Para mais informações, acesse o site do ABC na Educação Científica – Mão na Massa.