Faleceu no domingo, dia 20/03, o Acadêmico Firmino Torres de Castro. Médico, Castro empenhou sua vida pesquisando a área da Biomedicina. No ano de 1942, formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco e cursou Biologia no Instituto Oswaldo Cruz, tornando-se, logo após a formatura, pesquisador contratado do mesmo Instituto. Obteve o título de Livre-Docente Doutor em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1971, tornando-se professor adjunto do Instituto de Biofísica da mesma Universidade dois anos depois.
Membro associado da Academia Brasileira de Ciências desde o ano de 1978, Castro foi diretor do setor de Biologia do Conselho Nacional de Pesquisa (1971-74). Ganhou inúmeras bolsas, tendo estudado na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, no Centro de Estudos Nucleares em Saclay, na França, e na Fundação John Simon Guggenheim, do Einstein College of Medicine, nos EUA. Foi pesquisador visitante de instituições científicas da Grã-Bretanha, pelo convênio entre CNPq e a Royal Society de Londres, e na Universidade de Paris VII.
O Acadêmico Fernando Garcia de Mello escreveu sobre o falecido Acadêmico:
“Morreu ontem aos 91 anos de idade e após longa doença, Firmino Torres de Castro, um dos baluartes da ciência brasileira, que ajudou a formar e manter a exuberância de nosso Instituto de Biofísica.
Tive a oportunidade e o privilégio de conviver com Firmino durante o início de minha formação. Foi meu guia mestre que não só orientou minha formação profissional, assim como de vários outros de nossos colegas, mas foi também uma referência para todos nós de valores éticos, morais, de amor ao próximo e ao Brasil.
Homem de uma cultura e erudição infinita era capaz, por sua imensa sabedoria, de utilizá-las para o avanço do pensamento humano. Sua sabedoria contaminou a nós todos que tivemos a oportunidade de com ele conviver. Um humanista que deixa uma escola que se eternizará através daqueles que com ele aprenderam os valores humanos mais complexos e sofisticados.
Homem humilde, simples, de uma elegância cultural invejável, Firmino teve com Jacy Faro de Castro três filhos; Luis, Marcos e Heitor, todos casados e com filhos que sempre alegraram e iluminaram a vida desse grande homem. Ao partir, deixa um grande vácuo em nosso pensamento, uma grande tristeza em todos nós que o conhecemos tão de perto e com ele compartilhamos nossas vidas.
Homem religioso Firmino estará com certeza desfrutando agora da eternidade que sempre cultuou. No continuum da vida, eterniza sua alma através do que deixa em cada um de nós, nossos filhos, netos e descendentes que virão. Sejam eles na linhagem profissional ou humana.”